Como em qualquer lugar aqui não será diferente, tanto em empresa privada ou publica teremos alguns problemas nessa luta por auto promoção, deixando de lado valores éticos e morais diante da inépcia de meia duzia. Como um grande mestre um dia me disse: "Temos escolhas para nos tornarmos reis ou tiranos. Como rei sermos respeitados e seguidos, sempre dando o primeiro passo da equipe que faz parte, ou tirano impondo regras com autoritarismo, tentando ser o centro de tudo".
" De poder ao homem que o conhecerá". Em poucos anos pude presenciar relatos de alguns superiores que se sentem o dono do mundo, que mais parecem acionistas majoritários de uma empresa. Que simplesmente esquecem o fundamento da palavra "liderança", e que por muitas vezes deixa sua equipe sair de suas mãos como grãos de areia ao vento, mas não rejeita ser bajulado por um puxa saco.
Eles esquecem das leis, e se transformam em: juiz, promotor, deputado, governo,etc...menos líder. Buscam auto-promoção transformando gotas em tempestades, em prol de méritos. Viram o dono da verdade e sabedoria, e acabam ficando surdos ouvindo apenas, "SIM SENHOR".
Mas tive a oportunidade de conhecer o contrario, gestor com caráter e perspectiva, que trata com indiferença todos os servidores(administrativo, segurança, AEVP), que ouve suas ideias e faz sua explanação. E no final do processo o resultado é positivo, transformando nosso ambiente de trabalho que já é desgastante em um lugar melhor.
Ainda precisamos melhorar muito, apesar que em poucos anos termos dados grandes passos, o fato de ainda não termos um concurso interno para gestores ainda nos trás um pouco de profissionais despreparados para ocupar determinados cargos, e ainda ficam amarrados por não serem efetivados , não restando à aceitar ou perder a cadeira.Vou procurar me informar sobre outra secretaria que não possuem seus cargos hierárquicos efetivos pois na Educação, Segurança Publica por meio de concursos são efetivados.
Tenho um esperança que a proposta de regulamentação da carreira no servidor penitenciário possa trazer mudanças, OFICIAL DE EXECUÇÃO PENAL. E com ela crie-se uma lei orgânica estatal, dando atribuições, criando cargos e suas atribuições. Vale lembrar o pedido do SIFUSPESP em pauta pela criação da lei orgânica durante anos e ainda não atendida.
Afinal, conhece um rei ou tirano?
No final o que importa é o que temos de melhor ! Preservando nossos valores e caráter , se unindo com o bem, sempre buscando o discernimento. E para os tiranos, compaixão.
MARCOS NETO
Texto digno de nota!
ResponderExcluirAmei e é tudo o que sempre falo e penso!
Parabéns por esta explanação verdadeira e corajosa...
abraços.
Trabalho em Osvaldo, aki ta o comentario que vai liberar apenas um 1/3 do estipulado da DEJEP, mal tem zelador.....nem precisa falar se e rei....se esta estipulado e pra fazer meu, o governo libera, secretario libera, coordenador libera, o chefe....e pra acabar...
ResponderExcluirCARACA< FALOU TUDO., ÓTIMO ARTIGO. SO NAO COMPARTILHO SENAO O.....
ResponderExcluir