02 fevereiro 2017

SP anuncia aluguel de 166 scanners corporais ainda este ano, segundo UOL





Scanner corporal usado em procedimento de revista em presídio do Rio de Janeiro

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que responde por 166 unidades prisionais no Estado de São Paulo, anunciou que irá alugar scanners corporais (de varredura visual detalhada) para penitenciárias, centros de detenção provisória e de readaptação penitenciária, e hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico.

Após a publicação das duas matérias, no último domingo, a SAP anunciou que vai alugar 166 scanners corporais ainda este ano.


De acordo com a secretaria, a licitação para a locação dos aparelhos será aberta no primeiro semestre de 2017, e "atualmente a Secretaria da Administração Penitenciária reúne seus técnicos para a elaboração do projeto básico".



Segundo a secretaria, o dinheiro para o aluguel dos scanners virá do Ministério da Justiça e Cidadania, por meio do Plano para Aplicação de Recursos do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional). Não foi informado pela SAP quanto será gasto com os equipamentos nem quando eles serão instalados.


Promessa feita há dois anos


Em agosto de 2014, quando foi publicada a lei 15.552, alguns presídios na região oeste de São Paulo livraram os visitantes da revista íntima, mas muita gente foi barrada ao passar vestida por detectores de metal, e o contato com os parentes presos não pôde ser feito.


Naquele mês, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que sancionou a lei, afirmou em entrevista que scanners corporais seriam alugados e que a revista íntima seria abolida quando estes entrassem em operação nos presídios do Estado onde fossem mais necessários.

2 comentários:

  1. Mais uma vez iremos ficar sem reajuste salarial , pois a conta desses alugueis dos scanner com certeza ira sair do bolso dos funcionários do sistema , como já estamos a quase 3 anos sem reajustes , iremos continuar sendo sugados por um governo omisso e ditador .

    ResponderExcluir
  2. COMO PODEMOS PRESSIONAR O GOVERNADOR PARA A CONVOCAÇÃO DE NOVOS ASPs?
    INTERNET? DEPUTADOS? SINDICATOS?

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.