Por Marcelo Augusto
14/05/2018
A LPT -Lista Prioritária de Transferência - foi criada em 2006 a pedido de agentes penitenciários (ASP e AEVP) com o proposito de organizar e dar equidade nas transferências entre coordenadorias, dando por fim as permutas e criando uma lista com critérios justos para transferir os servidores interessados .
A lista passou a rodar frequentemente e a preencher as vagas das unidades prisionais do estado, os finais de semana eram de expectativa, pois o diário oficial de sábado traziam dezenas de transferências. Bons tempos!
Perde-se paulatinamente a essência da lista, raramente as transferências ocorrem e quando acontecem dependem das inauguração das novas unidades servindo para repor servidores das LPTE's, outra lista especifica para novas unidades. As unidades do estado enfrentam deficit de servidores pelas aposentadorias, mortes, exonerações de servidores que passaram em outros concursos não havendo reposição por anos, quadros funcionais desfalcados e unidades superlotadas dobram a carga de trabalho e os riscos na segurança dos estabelecimentos prisionais.
" Entrei em 2008 no sistema e me inscrevi na primeira hora do RH na LPT pra vir mais rápido para casa, vai completar 10 anos, onde quero trabalhar tem vagas, muitas vagas, meu irmão trabalha em Pinheiros e tem guarda trombando em guarda esperando escolher vagas lá, por que não venho ? Puxa, minha família sofre comigo meu, meus salário não da pra viver lá " - Fragmento de um diálogo com um ASP que trabalha num CDP de Capital desabafando desta semana.
As entidades representativas não dão os devidos cuidados neste tema, quando criei esse blog estava longe de casa e precisa dar voz a essa problemática e provocar ações positivas daqueles que pudessem movimentar a lista conhecendo um pouco mais da dura realidade, tentar sensibilizar e conseguir movimentar a lista. Faz tempo isso, as mudanças são negativas, a derrocada lista é cada vez mais morosa.
Outro ponto, a lista era atualizada quinzenalmente, daqui há 4 dias fará um mês que não é atualizada.
Outro ponto, a lista era atualizada quinzenalmente, daqui há 4 dias fará um mês que não é atualizada.
Há esperança, mudar para melhorar, é merecidamente reconhecível o mérito dos servidores prisionais, concretizar sua transferência é palpável e dará alento recompensado sua dedicação na SAP.
O que falta para isso acontecer ?
Disse td companheiro. Só angústia e sofrimento pela tão esperada transferência q nunca acontece, msm tendo vagas nas unidades. Fora isso, tem tb a demora e a duvidosa consulta de classificação nas LPTEs somente no RH da unidade. É simplesmente DESANIMADOR, e se continuamos seguindo em frente, é graças pura e simplesmente à força q Deus nos concede dia após dia, onde lutamos pela dignidade do nosso proceder, bem como pela esperança de dias melhores perto daqueles q amamos.
ResponderExcluirGuarda desunidos!!! Aí fica fácil "eles" não sofrem cobrança sobre a movimentação, além de que as unidades estão bem desfalcadas de funcionários e superlotadas de reeducandos...
ResponderExcluirDESISTI DE ESPERAR QUE O DESGOVERNO ESTEJA SE PREOCUPANDO EM NOS CONCEDER UM BEM ESTAR MAIOR, QUE É ESTAR PERTO DE CASA COM MINHA FAMÍLIA, MEU DIRETOR SEMPRE ME DISSE E EU SEMPRE ACHEI RUIM SEU PENSAMENTO ONDE ELE VIVIA DIZENDO QUE PRESTAMOS CONCURSO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO E QUE AO INVÉS DO QUE EU PENSAVA, NÓS ESTAMOS A DISPOSIÇÃO DO ESTADO E NÃO O ESTADO ESTÁ A NOSSA DISPOSIÇÃO. TEMOS QUE COLOCAR NA MENTE QUE O ESTADO NUNCA IRÁ PENSAR EM NÓS E TEMOS QUE NOS CONFORMAR COM O QUE TEMOS. ESTUDAR PARA SAIR DAQUI É O MELHOR CAMINHO, ESTAMOS AQUI PORQUE QUEREMOS!!! ESTAMOS CANSADOS DE VER O QUANTO O ESTADO FAZ O QUE QUER CONOSCO E NUNCA GANHAMOS. NOSSOS SINDICATOS NÃO SABEM COMO GANHAR DO ESTADO. GREVE? SEMPRE FOI FEITA DA MANEIRA ERRADA. O QUE NOS RESTA É NOS APEGAR A DEUS.
ResponderExcluirConcordo quando vc diz que prestamos concurso para o Estado, mas à partir do momento em que a SAP cria uma resolução viabilizando transferencia aos servidores, ela nos dá o direito de brigarmos por esse "direito". Não podemos nos conformar. Eu esperei pela minha transferencia por nove anos e só a consegui por meio judicial.
ExcluirAcho que seu Diretor tem uma interpretação "particular" é conveniente a ele, da Função do Estado...cabe a cada Cidadão, cumprir com seus deveres junto ao Estado, e a Este (Estado)cabe assegurar a cada Cidadão, funcionário público ou não, seus direitos...a partir do momento em que foi estipulada uma Lista de transferência,criou-se um direito a transferência, ficando o Estado incumbido de gerencia-la com equidade, e não da forma morosa e ate irresponsável que tem sido: algumas Unidades com tanto, outras com tão pouco, aumentando a falta de seguranca em Unidades prisionais, e ocasionando doenças principalmente psicológicas em servidores, e como sabemos, Saúde e seguranca e direito de todos e dever do Estado
ExcluirA ultima grande movimentação pela LPT: publicada 26 de maio de 2015, as demais transferências pela LPT publicou vinculada com a LPTE, ou seja, vinculadas a unidades novas! fiquei 07 anos e 03 meses na lista, Boa Sorte a todos.
ResponderExcluirA ultima grande movimentação pela LPT: publicada 26 de maio de 2015, as demais transferências pela LPT publicou vinculada com a LPTE, ou seja, vinculadas a unidades novas! fiquei 07 anos e 03 meses na lista, Boa Sorte a todos.
ResponderExcluircansei de esperar a LPT, minha esposa estudou, passou em concurso, ela assumiu e agora uma esperar menos longa , a união de conjugue, boa sorte a todos
ResponderExcluirE não é certeza de conseguir.Eu mesmo já perdi duas ações. Minha chance é estar bem colocado para pacaembu, e se for por tempo, tenho 6 anos de unidade, acho que é suficiente. Boa sorte na sua ação.
ExcluirA previsão não era para "rodar" as LPT's (todas elas) ai em consequência da adequação e verdadeiro panorama do quadro de vagas, ai ocorreriam as escolhas de vagas? (o que seria o lógico, para não dizer o óbvio)
ResponderExcluirC
ResponderExcluirU
L
P
A
D
A
S
A
P
!
Todos os recém formados estavam esperando uma escolha de vagas antes que chegasse a turma nova, porém nada de escolha de vagas e mais uma turma nova se formou e assumiram nas unidades da capital que estão super lotas de guardas uns trombano nos outros, e nada de escolha de vagas para preencher as unidades que estão com deficit muito alto de guardas, tem unidades que cada guarda está assumindo de três a quatro Raios com mais de duzentos detentos cada um, já na Capital um Guarda e mais dois apoios para cada Raio um absurdo, mas fazer o que né sindicato só tem para arrecadar dinheiro.
ResponderExcluirobrigada Marcelo
ResponderExcluirAcompanho seu blog diariamente
Trabalhamos infelizmente numa incógnita! Ninguém sabe nada sobre LPT! VIVEM DE CONJECTURAS! REFLEXO DE UMA S* DESORGANIZADA E TOCADA NAS COXAS!!!!
ExcluirVejo que não temos por onde recorrer, tenho um amigo que formou agora recentemente e foi lotado em Pinheiros, não deram nem nem oportunidade de escolher outro lugar. Locaram esse lugar para ele e por lá vai ter que ficar, disse que fica boa parte do tempo sentado, batendo papo com os demais colegas.
ResponderExcluirQuando fiz o concurso da SAP eu sabia que era para em qualquer unidade do estado, umas das opções agora era o concurso regionalizado e a outra é a exoneração se não salário não está dando é só pedir para sair e voltar para perto da familia, esperei quase 11 anos para ser transferido, e não fiquei com mimimi, só para constar eu sou uns dos guardas que estava na reunião com o Sr Jose Benedito do DRUH, reivindicando a criação da lista para a transferência, agora guarda no probatório já está desesperado, fora quando troca nem era regularizada e era tudo a critério da diretoria. Não está bom pede para sair.... E que começe a choradeira....
ResponderExcluirRespeita os companheiros antigão!!! Tenha compreensão ficar longe dos filhos não é fácil e outra isso demonstra a desunião da classe, se vc passou por isso os outros não precisam sofrer tbm, precisamos de melhoras e não parar no tempo !!!
ExcluirNão está bom pede pra sair ou faz outro concurso, mas pare com a choradeira.... Familia todos nós temos...
ExcluirPede pra sair vc que parou no tempo!!! Desunidos seremos sempre derrotados!!!
ExcluirNão adianta união só dentro de grupo de internet, veja o exemplo dos guardas que estavam na greve estão até agora respondendo o BO da greve com risco de serem exonerados, eu mesmo já bati de frente com chefe de plantão pelos funcionarios do plantão e ganhei bonde de plantão e meus próprios companheiros que defendi ficaram me zuando depois do bonde. União na SAP não existe e nem sindicato.
ExcluirAcontece também que ao invés de rodaram a lpt onde o pessiap espera a mais de 10 anis, rodam a lptr o de o pessoal já trabalha mais propróx, apenas quer chegar um pouco mais ou trocar de unidade. Mas quem esta aqui em São Paulo aguardando por anos, nao tem vez. Umidades com déficit, mas nada de lpt, já a lptr roda bem mais rápido.
ResponderExcluirDesanimador, mas somos guerreiros não desistimos nunca. Levante a cabeça se preciso for arrume outro emprego, só não podemos sofrer.
ResponderExcluirEm Pinheiros tem muitos guardas sim mas ninguém vê a movimentação que fazemos me diz ai qual unidade movimenta todo mês 10.000 detentos.So la mesmo no posto ipiranga
ResponderExcluirO que falta é boa vontade. Estou inscrito na lptr da croeste desde de que foi criada e Ocupo a mesma posição sem alteração. Dentre todas as coordenadorias e a única que não funciona. Todas as outras mesmo lentamente giram. A coisao é feita para não funcionar. Já falei com o sindcop diversas vezes, e continua tudo do mesmo jeito, onde sou filiado Não se pode criar uma lista simplesmente para dizer que ela existe.
ResponderExcluirO sindesp postou em sua página no Facebook, que aevps evitaram mais uma fuga e depois escreveram fuga zero, acho que esqueram do preso que fugiu em Pirajuí
ResponderExcluirAté para fazer o caminho inverso ou seja do Interior para Capital Est á Complicado uma vez que as Unidades de SP estão Lotadas de Asp aguardando escolha de Vagas....
ResponderExcluirSó vai mudar quando alguém que passou por tudo isso chegar ao um cargo de coordenadoria e se colocar no lugar de todos nós, pq eu ainda acredito no ser humano justo ( espécie rara) mas acredito tb que tudo têm a mão de Deus e nosso merecimento.. no mais é pedir força e não perder a fé!
ResponderExcluirAcho que falta organização e boa vontade do orgãos competentes. Eles promovem pesquisas sobre a saúde mental dos funcionários, mas não tem a capacidade de admitir que um dos principais fatores para o desequilíbrio emocional do funcionário é esse sistema vergonhoso de Lista Prioritária.
ResponderExcluirSe houvesse um único sindicato para denunciar esse abuso que é a lpt e os concursos não regionalizados, aos órgãos competentes, ao governador e aos deputados, com certeza não estava essa merda de gestão... Mas, ops, temos 4 sindicatos e uma frente parlamentar de defesa dos agentes prisionais... Por isso que a SAP faz o que faz, e os sindicatos e agentes brigam entre si, por filiação, por dejep, por migalhas, e o que realmente importa nada.
ResponderExcluirQue continue e se agilize essa modalidade de transferencias mas que ainda seja permitida outras formas como a permuta já que a vaga na unidade é minha e a troca com outro servidor por interesse proprio nao trará prejuizo para a lpt.
ResponderExcluir11 ANOS LONGE DA FAMILIA E TOTAL DESRESPEITO
ResponderExcluirOque não é justo é rodar lptr é nem LPTE pois só beneficiaria funcionário antigao que já estão a anos do lado de casa e usariam esse critério para fica mais perto ainda de casa ou até mêsmo trocar de unidade só por estar enjoado de trabalhar na mêsmo.... tirando assim a chance de quem está a anos inscrito na lpt e longe de casa de ir embora para pelo menos trabalhar na sua região.......
ResponderExcluirJustiça seja feita....... justo é rodar lpt...... principalmente pra unidades novas...... isso sim é justiça