03 janeiro 2020

Auxílio-Transporte


O auxílio-transporte foi instituído, no âmbito da Administração Direta e das Autarquias do Estado, com o objetivo de custear parte das despesas de locomoção do servidor de sua residência para o trabalho e vice-versa (L. 6.248/88 - Art. 1º).
O valor do auxílio-transporte corresponderá à diferença entre o montante estimado das despesas de condução do servidor e a parcela equivalente a 6% (seis por cento) de sua retribuição global, mensal, excluídos o salário-família, o salário-esposa, o adicional de insalubridade, a gratificação por trabalho noturno, a gratificação por trabalho no curso noturno, a gratificação por serviço extraordinário, as diárias, a diária alimentação, a ajuda de custo para alimentação e o reembolso do regime de quilometragem (D. 38.687/94 - Art. 1º).
O auxílio-transporte será devido em função dos dias efetivamente trabalhados (L. 6.248/88 - Art. 3º).
O auxílio-transporte não será computado para qualquer efeito e não se incorporará ao patrimônio do servidor (L. 6.248/88 - Art. 5º).
Não fará jus ao auxílio-transporte o servidor afastado para prestar serviços ou para ter exercício em cargo ou função de qualquer natureza junto a outros órgãos da Administração Direta ou Indireta da União, de outros Estados e Municípios.
 BASE DE CÁLCULO: Para saber se o servidor faz jus ao benefício deve-se inicialmente verificar a frequência do período a ser pago (dias efetivamente trabalhados) e multiplicá-los pelo valor da despesa diária por região, de acordo com Resolução publicada mensalmente pela Secretaria da Fazenda, subtraindo o resultado pelo valor equivalente a 6% da retribuição global mensal (vencimentos) como podemos ver na fórmula a seguir: 

(A x B) - C 
A = número de dias efetivamente trabalhados 
B = valor da despesa diária de condução por região
 C = 6% da retribuição global mensal do servidor 


Se o resultado do cálculo do Auxílio Transporte for maior ou igual a 0 (zero) e menor que o valor da despesa diária de condução da região, o servidor fará jus ao valor de um dia de auxílio transporte correspondente a sua região (Decreto nº 38.687/1994)
Obs: O conteúdo deste manual não substitui a publicação original da legislação, tendo caráter meramente informativo.

5 comentários:

  1. sou asp classe VII, não recebo auxilio transporte a varios anos, no Estado tem esse probleminha, voc~e é promovido para de comer cessa os tickets, cessa o auxilio transporte, para tudo , te dei 5% tiro 14% ,corto teus tickets e blablabla´parabens por sua promoção,

    ResponderExcluir
  2. Marcos, poderia postar algo sobre RETP...

    ResponderExcluir
  3. AUXÍLIO EDUCAÇÃO AOS RH DAS UNIDADES.
    JÁ QUE NÃO TEM CONHECIMENTO MESMO.

    ResponderExcluir
  4. com certeza... diretor de RH acha que é Deus, ainda mais quando se ter um "guardinha de raial" trabalhando junto, e até assinando documento no lugar de diretor!!!! aahhahah

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.