17 janeiro 2020

GT da Polícia Penal em São Paulo dá início aos trabalhos

Grupo de trabalho reunido no auditório da Secretaria de Administração Penitenciária. Foto: Flaviana Serafim/Fórum Penitenciário Permanente


Na primeira reunião, foram apresentadas as etapas do processo de regulamentação, tendo como primeiro passo uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) estadual para incluir a Polícia Penal na legislação paulista. Reuniões do grupo de trabalho prosseguem semanalmente às terças-feiras e têm inicialmente prazo de 60 dias para conclusões 
Escrito por Fórum Penitenciário Permanente 
Representantes do Fórum Penitenciário Permanente, formado pelo SIFUSPESP, SINDASP e SINDCOP, participaram na manhã desta quinta (16) da primeira reunião do grupo de trabalho (GT) criado pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) para elaborar a proposta de regulamentação da Polícia Penal no Estado de São Paulo. O objetivo é apresentar uma primeira proposta em até 60 dias. Durante o período, as reuniões ocorrerão semanalmente, sempre às terças-feiras às 10h, na sede da SAP, na capital paulista.
No primeiro encontro do grupo de trabalho, que é presidido pelo secretário executivo da SAP, Luiz Carlos Catirse, foi feita uma apresentação das etapas do processo de regulamentação sugeridas pela SAP.
A primeira etapa contempla uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) estadual, que seria o primeiro passo para incluir a Polícia Penal na legislação de São Paulo, e cujo texto da minuta também foi apresentado na primeira reunião. 
Depois da PEC estadual, e da Lei Federal - que está em discussão no Departamento Penitenciário Nacional (Depen) com participação da FENASPEN e AGEPEN-Brasil - os outros passos serão  a lei estadual de criação da Polícia Penal paulista, além de um decreto de organização e, por fim, a criação de uma lei orgânica para, entre outros, detalhar as atribuições dos policiais penais.
Ainda de acordo com os representantes da SAP, após o período de construção coletiva no GT, a proposta de minuta da PEC seguirá para avaliação do secretário de Administração Penitenciária, coronel Nivaldo Restivo, e então encaminhada ao governo estadual.
A versão final do texto da PEC será apresentada diretamente pelo Executivo à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), com o intuito de agilizar a tramitação e aprovação da emenda constitucional, afirma a SAP. 
Questões mais detalhadas, como a organização de cada categoria, estarão em pauta a partir da próxima reunião, que ocorre na manhã do dia 21 de janeiro.
Na avaliação do presidente do SIFUSPESP, Fábio César Ferreira, o Fábio Jabá, “a reunião foi importante porque a elaboração do texto da SAP terá a participação de todos, ouvindo os servidores da categoria e seus sindicatos para apresentar a proposta ao governo estadual. Neste processo, além da própria Polícia Penal, finalmente teremos a criação da lei orgânica que vai contemplar todos os servidores do sistema prisional”.
Para Gilmar Pereira de Oliveira, o Índio, do SINDASP, a reunião hoje foi mais para conhecimento do grupo e para dar um norte de como agir daqui em diante. “Nesse primeiro momento o secretário prefere o acerto do que a pressa, não se pode queimar fases”.
Presidente do SINDCOP, Gilson Pimentel Barreto avalia que como primeiro encontro a reunião foi boa. “Foi um momento de apresentação dos integrantes do grupo. Achei positiva a fala do secretário, que disse esperar um bom trabalho do GT e que o resultado fique como legado para as futuras gerações. Cabe a nós, como representantes, trabalhar pela valorização, inclusão e reconhecimento de uma Polícia Penal forte e exemplo para outros estados”.
Além do Fórum Penitenciário Permanente, participaram da reunião do GT profissionais das diversas áreas da SAP, dos setores de administração, engenharia, saúde, recursos humanos, ouvidoria, corregedoria e coordenadores de regionais.
Contribuições da categoria
O SIFUSPESP vem recebendo diversas contribuições dos servidores penitenciários para a construção a regulamentação da Polícia Penal. Quem quiser pode enviar mensagem com sugestões pelo e-mail imprensa@sifuspesp.org.br.  


4 comentários:

  1. gostaria de saber quanto ao armamento se o estado ira fornecer armas pra gente como toda policia de sp?

    ResponderExcluir
  2. Claro que não... Arma prá que? Sua atribuição lhe permite fazer uso de arma? Vc deve estar achando que vai trabalhar armado... tsc... tsc...
    A pec não onera oa estados, lembra?!?!

    ResponderExcluir
  3. Esse votou no mito... jezuis!!!

    ResponderExcluir
  4. vai sim!! uma Tonfa e um Apito para cada policial penal de SP. com o nome timbrado na Tonfa DORIA!!

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.