16 janeiro 2020

GIR: Grupo de elite da SAP completa 15 anos de atividades

Grupo de Intervenção Rápida (GIR) faz 15 anos com ações bem-sucedidas no controle de motins e rebeliões nos estabelecimentos penais
O sistema prisional paulista tem seu Grupo de Elite. Desde 2004, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) conta com a atuação especializada do Grupo de Intervenção Rápida (GIR). Atentos a suspeitas de motins ou rebeliões dentro dos estabelecimentos penais, a equipe do GIR-4 completou, em maio de 2019, 15 anos de atividades em estabelecimentos penais subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro).
O objetivo da equipe é controlar as revoltas nos presídios paulistas e dar suporte aos Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs) que atuam dentro das unidades. O Estado de São Paulo conta, hoje, com 10 GIRs distribuídos pelas coordenadorias regionais da SAP.
A tropa é composta por ASPs (homens e mulheres) e Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs). A base operacional do GIR-4 oferece total infraestrutura para treinamentos desde estande de tiro em ambiente fechado, pista de obstáculos com vários equipamentos, canil, academia de musculação, salas de tatame e de aulas, armaria, quadra poliesportiva, vestiários feminino e masculino, além de alojamento.
A experiência bem-sucedida levou o GIR-4 a ser requisitado para treinamentos de agentes penitenciários de outros Estados, em apoio à retomada de ordem.

Ações de cidadania
Engana-se, porém, quem pensa que as ações do GIR-4 estão restritas aos acontecimentos penitenciários. Outros eventos também fazem com que a tropa esteja em outras ações. É que há quatro anos os membros do GIR-4 contam com o aval da Coremetro e da própria SAP para dar apoio prático ao evento “5ª Corrida & Caminhada Solidária Asas para Isabela”. Parte da equipe participa ativamente nas corridas e caminhadas, de 2,5, 5 e 10 quilômetros, em apoio à Isabela Sueiro, de Ribeirão Pires, que nasceu com paralisia cerebral.
Paralelamente a isso, outros membros do GIR-4 desenvolvem curso de primeiros socorros que é dado para sentenciadas da ala materno da Penitenciária Feminina da Capital, por exemplo. Para essa ação, o GIR-4 dá aulas teóricas e práticas para mães que estão privadas de liberdade. O objetivo da abordagem é fornecer condições para que as pessoas possam agir de maneira segura e rápida, impedindo complicações na saúde do bebê.


Fonte: http://www.sap.sp.gov.br/principal.html#


https://www.facebook.com/blogdosagentes

4 comentários:

  1. sera que nao asps concursados da sap NAO sao asps

    ResponderExcluir
  2. porque se julgam que sao melhores do que o asp que trabalha na carceragem sofrendo as pressoes do preso e dos familiares na rua e sua vida social

    ResponderExcluir
  3. orgulho de fazer parte....

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.