14 setembro 2016

Apenas 53 novos ASPs iniciam curso de formação, segundo Sifuspesp







    O SIFUSPESP participou nesta segunda-feira, 12/09, da abertura do curso de formação da Escola de Administração Penitenciária(EAP), fornecido a 53 agentes de segurança penitenciária(ASPs) aprovados em concurso, que começarão a atuar no sistema carcerário após finalizarem as aulas teóricas, com duração de três meses.

    Segundo o diretor de formação do SIFUSPESP, Fábio Jabá, que foi à aula inaugural para dar as boas-vindas do sindicato aos novos servidores e fazer orientações sobre o trabalho, o número de ASPs que estão sendo capacitados é irrisório diante do enorme déficit de funcionários do sistema prisional paulista. Atualmente, existem 15 mil funcionários a menos que o necessário atuando nas unidades carcerárias do Estado.

    Ainda de acordo com Jabá, a Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) ainda precisa chamar cerca de 150 candidatos aprovados no concurso de 2013, além de homologar o concurso de 2014, para o qual os candidatos já foram submetidos a processo de investigação social. A luta pelas novas contratações faz parte da pauta de reivindicações do SIFUSPESP junto ao governo do Estado.

    Essa realidade se torna mais dramática quando se leva em conta a superlotação que afeta a grande maioria das penitenciárias e dos centros de detenção provisória, com o número de presos ultrapassando em mais de 80 mil a capacidade máxima oficial das unidades. Os números são admitidos pela própria SAP.

     O déficit de funcionários, aliado à superlotação, é extremamente prejudicial à segurança das unidades, dos funcionários e da sociedade como um todo, já que colabora para o aumento do risco de agressões contra ASPs, de rebeliões e de fugas.

Fonte: http://sifuspesp.org.br/index.php/materia-3/3864-apenas-53-novos-asps-iniciam-curso-de-formacao.html

Um comentário:

  1. O concurso de Agente de segurança penitenciária 2013 é masculino e feminino, não somente masculino.Portanto existe candidatas aprovadas aproximadamente 899 para chamar, além dos 150 candidatos.Espero que essa luta do SIFUSPESP, contemple o feminino, pelo que eu saiba as mulheres também precisaram se filiar ao sindicato.Deixo essa observação já que a luta pelas novas contratações faz parte da pauta de reivindicações do SIFUSPESP junto ao governo do Estado.Ademais esses 15 mil funcionários a menos que o necessário são masculinos e femininos.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.