09 agosto 2017

UM SISTEMA QUE MATA E ADOECE O AGENTE PENITENCIÁRIO

Em 30 dias, quatro agentes penitenciários cometeram suicídio no Estado de São Paulo. Os números são alarmantes, o Brasil ocupa o 8º do mundo em suicídios, com 5,6 por 100 mil habitantes no ano. Em um mês ultrapassamos esse número, 4 por 30 mil nesse mês. 


Resultado de imagem para agentes penitenciarios congress

O que leva o agente penitenciário a tirar a própria vida ?


Além de ser a segunda profissão mais perigosa do mundo, é também uma das mais insalubres. Escalas pesadas, stress, exacerbado assédio moral, perseguidos e executados, ameaçados agredidos por presos, baixos salários que o levam ao endividamento,  praticamente obrigados a trabalhar nos dias de folga  para aumentar a renda familiar enquanto deveriam descansar para minimizar os males laborais, residem em lugares infestado pelo crime organizado vivendo acuados e inseguros com suas famílias. Uma pesquisa coordenada pelo Dr. Arlindo de 2000 a 2002, revelou a baixa expectativa de vida do agente, 45 anos, provocadas pelas precárias condições de trabalho.


Evidentemente que os problemas são encarados de formas diferentes por cada um, com o desgaste emocional  faz problemas não ligados a profissão acabarem se tornando tempestades. 


Resultado de imagem para agentes penitenciarios congress


"Enquanto lê isso, um agente penitenciário adoece." Pode parecer inusitado as palavras retro ditas, mas é a realidade nua e crua, é perceptível nesses profissionais o grau de adoecimento abissal e a ausência de medidas governamentais eficazes para tratar desse problema que adoece, vícia e tira a vida dos agentes. Por conseguinte,  o assunto tem sido ignorado e vidas perdidas, os  quadros se agravam, as pessoas necessitam de ajuda . 

Na semana passada em SP,  complacentes com aos casos que abalaram a categoria, agentes se propuseram a ajudar e conversar deixando seus contatos para quem necessite de ajuda pudesse entrar em contato. 



Resultado de imagem para agentes penitenciarios congress

"A luz no fundo do túnel é buscar incessavelmente uma postura dos governantes direcionada a saúde e valorização do servidor penitenciário que tanto sofrem, cansados de serem vítimas de um sistema que mata."



MARCELO AUGUSTO
BLOGUEIRO
Acompanhe no Facebook👇







https://www.ibccrim.org.br/noticia/13723-Expectativa-de-vida-de-agente-penitenci%C3%A1rio-%C3%A9-de-45-anos-em-SP

7 comentários:

  1. Ótimo texto. Excelente explanação. Enquanto não houver um projeto de saúde mental e psicológica junto aos funcionários do sistema prisional.Enquanto não houver uma política de valorização dos profissionais casos como estes se repetirão. Infelizmente.
    Marc Souza

    ResponderExcluir
  2. Melhores textos que já vi e faça mais precisamos de mais escritores para atingir a consciência das pessoas e acordar dos governos para nossa cruel realidade.
    parabens!

    ResponderExcluir
  3. O assedio é uns dos piores depois do salario

    ResponderExcluir
  4. Estes textos deveriam chegar até o conhecimento da mídia, atingindo a população, pois nós trabalhamos atrás de muralhas e a maioria das vezes a população nem sonha como é o nosso dia a dia.Quem sabe assim seriamos lembrados pelo governo.

    ResponderExcluir
  5. E MT DIFICIL UMA PROFISSÃO TÃO PERIGOSA, COM TANTO ASSEDIO MORAL,PERSEGUIÇÃO,MAL REMUNERADOS E LONGE DA FAMILIA precisamos 100% de JESUS CRISTO e muita espiritualidade para vençer amigos de profissão perigo AGENTES PENITENCIARIOS....

    ResponderExcluir
  6. Faço tratamento a 5 anos e começou apresentar melhoras
    adoeci no sistema
    chegava em casa descontrolado
    nervoso e descontava na familia
    perdi filhos e esposa
    me abandoraram
    hoje sou nova pessoa
    Graças DEus

    ResponderExcluir
  7. Tem muitas outras profissões piores do que essa e salários inferiores do que o de Agente, Entendam que esses que desistem ou adoece são considerados fracos!

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.