07 novembro 2019

Doria anuncia transferência dos CDPs de Pinheiros


O governador não informou o que vai acontecer com os presos, data da mudança e onde o presídios será instalado. Em outubro, Doria anunciou que a Ceagesp também mudará de endereço para ceder espaço



Por Laís Modelli, G1 SP — São Paulo
07/11/2019 14h07 Atualizado há 3 horas





O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na manhã desta quinta-feira (7) que o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na Vila Leopoldina, Zona Oeste da capital paulista, mudará de endereço. No local, será construído um centro industrial que integrará um novo polo de tecnologia e inovação. Doria não deu detalhes sobre o que vai acontecer com os presos, futuro endereço do CDP e a data da mudança.


O CDP de Pinheiros tem quatro prédios com capacidade total para 2.452 detentos, mas que abrigam 6.046 presidiários, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária.


Além do CDP de Pinheiros, o novo polo de tecnologia deve ser formado por outros três centros industriais onde atualmente funcionam: o Parque do Jaguaré; o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), área do governo federal que entrou em programa de desestatização.



Batizado pelo governo estadual de Centro Internacional de Tecnologia e Inovação (CITI), o projeto será implantado em quatro fases. A primeira delas será inaugurada em maio de 2020, no atual terreno do IPT, uma área de 300 mil m² que abrigará, inicialmente, três empresas.


A construção do centro industrial no terreno que hoje abriga o CDP de Pinheiros será a terceira fase do projeto.


O anúncio ocorreu durante uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta, no Palácio dos Bandeirantes, Zona Sul de São Paulo. Durante o evento, Doria também informou que visitará o Vale do Silício na Califórnia, Estados Unidos, no final de novembro, para aprimorar ideias para o CITI. O projeto tem sido chamado de "Vale do Silício urbano de São Paulo" pelos tucanos.


"Inovação tem CEP. Precisamos concentrar todas as empresas em um mesmo lugar", afirmou durante a coletiva a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.



Ceagesp


No dia 25 de outubro, Doria assinou decreto da privatização das atividades e da mudança de endereço da Ceagesp, na Vila Leopoldina. Assim como no caso do CDP de Pinheiros, o novo endereço do entreposto ainda não foi definido.

Na mesma data, o governador também assinou decreto que permite a construção do novo centro de distribuição de alimentos e de outros entrepostos em locais com acesso direto às grandes rodovias na Grande São Paulo que tenham pista dupla.

A construção da área industrial no atual terreno da Ceagesp será a quarta e última fase do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação.

Apesar da promessa anterior de transferir a posse da Ceagesp ao governo do estado, o governo de Bolsonaro não cumpriu a promessa e incluiu o entreposto no programa nacional de desestatização do governo federal e no programa de parcerias de investimentos da Presidência da República.

G1

Um comentário:

  1. Vai por os preso nas casas dos guardas...
    Cada guarda leva 5 preso pra casa e resolve o problema..
    Kkk

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.