27 março 2014

ALGUMAS DUVIDAS SOBRE A PROPOSTA ANUNCIADAS NA MÍDIA


COMENTÁRIO: 

   Desencontradas as informações noticiada pelos canais a noticia sobre nosso reajuste, por que segundo eles além de ganharmos a redução de uma classe tivemos reajuste de 7,7% à 11,9%. Por que redução de nível é bem diferente de reajuste salarial, por sinal essa historia está bem mal contada. 

   Teremos um uma diferença linear de vencimentos de 6,5%, conseguiram chegar a ele? Será retroativo de quando, e quando será enviado? Por que a tabela que temos de nossos sindicatos apresentam uma redução de uma classe e um reajuste médio de 2,5% nos vencimentos, diante do exaurimento de tentativas  para que sejamos valorizados, temos uma proposta que pouco mudou  diante da anterior. 

 Infelizmente nos restam aguardar o Projeto de Lei Complementar ser enviado para a ALESP, para analisarmos o teor da matéria e sabermos realmente o que virá. Mas se realmente for apenas 01 classe e esse reajuste minimo de 2,5%, alguns conceitos devem ser repensados.

    Sobre nossa luta, continua! Sobre nossa união, continua! Nosso grupo seguira em frente, por que pelo que vejo nossa luta por valorização só está começando, e mais do que nunca estamos unidos. Em breve novas ideias surgirão, e novos rumos serão tomados em prol dos anseios profissionais.

MARCOS NETO 


VEJA ALGUMAS REPORTAGENS NA MÍDIA A SEGUIR E PARTES EM DESTACADAS EM VERMELHO: 

Reportagem do G1:
Agentes penitenciários retomam atividades no Oeste Paulista

Em assembleia, sindicalistas aceitaram proposta do Estado na quarta (26).

Extinção de nível de carreira e reajuste salarial foi acordado entre partes.


A greve dos agentes de segurança penitenciária chega ao fim nesta quarta-feira (26), após 15 dias de paralisação. Todas os presídios do Oeste Paulista retomaram as atividades, remoções e transferências, nesta quinta-feira (27), conforme informou a assessoria de imprensa do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de São Paulo (Sindasp), com sede regional em Presidente Prudente.

O governo informou que as reinvidicações de 2014 serão analisadas, dentro de um prazo de 30 dias. Os grevistas decidiram voltar ao trabalho e aceitaram a proposta do governo, em decisão apertada, por 11 votos à 8, em uma assembleia que durou mais de 5h, nesta quarta, realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

No encontro, foi proposto pelo governo a extinção de um nível de carreira, para que todos os agentes penitenciários subam imediatamente a um nível, com exceção a aqueles que estiverem no último nível. Além disso, o intervalo passa a ser linear de três anos. As classes passam a ter uma diferença percentual de salário também linear de 6,5%. As promoções que antes era de 20% de cada classe passará a ser de 30%.

Diante da mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) ficou acordado entre Estado e agentes, que não haverá descontos nos dias em greve e punições aos agentes que exerceram o direito de greve dentro da lei, sendo que os eventuais excessos serão apurados dentro da legislação.

Já em relação ao reajuste salarial, conforme a proposta do MPT, ficou acertado sobre o salário atual para a 1ª classe: 7,7%, 2ª classe: 8%, 3ª classe: 9,2%, 4ª classe: 11,9%, 5ª classe: 10,8%, 6ª classe: 9,8%, 7ª classe: 9,7%, 8ª classe: 2,6%.

Governo - A Secretaria da Administração Penitenciária informou através de sua assessoria, em nota, que o governo acatou plenamente a proposta de conciliação do procurador Roberto Rangel Marcondes, do Ministério Público do Trabalho (MPT), em reunião realizada nesta quarta, com representantes da categoria dos Agentes de Segurança Penitenciária (ASP). E pela proposta, se comprometeu a extinguir um nível da categoria, com promoção imediata de todos os agentes penitenciários do Estado.

Comprometeu-se a proporcionar aos agentes, ganhos salariais imediatos variam de 7,7% a 11, 9%, conforme a classe, acelerar o avanço na carreira, diminuindo o interstício entre os níveis. Deste modo, o tempo para atingir o topo da carreira passará de 32 para 26 anos.

Além da ampliação em 50% as promoções entre as classes. Pela legislação atual, apenas 20% dos servidores podem ser promovidos. Pela proposta, esse número subirá para 30%.

Diárias especiais também serão pagas para 632 homens por dia, com limite de 10 diárias para cada servidor, que venha a ser convocados para prestação de serviços durante o dia de folga. Com um ganho extra de R$ 1.611,20 por mês para cada agente.
Haverá a bonificação para os agentes, já que a Secretaria da Casa Civil instituirá grupo de trabalho para elaboração de indicadores e metas. link: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2014/03/agentes-penitenciarios-retomam-atividades-nos-presidios-da-regiao.html


REPORTAGEM DO TV ONLINE:

Após nova proposta, agentes penitenciários decidem encerrar greve



SÃO PAULO, SP, 26 de março (Folhapress) - Os agentes penitenciários do Estado de São Paulo decidiram na noite de hoje encerrar a greve iniciada no último dia 10. O fim da paralisação foi determinado após uma nova reunião, na tarde de hoje, em que foi apresentada uma nova proposta à categoria.
A proposta foi apresentada pelo procurador Roberto Rangel Marcondes, do Ministério Público do Trabalho, em reunião com os três sindicatos da categoria e com representantes do governo paulista. Ontem, um encontro entre as partes tinha sido encerrado sem avanços.
Hoje, porém, o governo acatou a proposta apresentada e que prevê a redução de um nível da categoria, que passará de oito para sete; aceleração do avanço na carreira, com a diminuição do interstício entre os níveis; e aumento salarial de 7,7% a 11,9% conforme a classe do funcionário.
Os agentes penitenciários estavam pedindo até então reajuste salarial de 20,64%, redução de oito para seis classes e aposentadoria especial com 25 anos de carreira. A nova proposta, porém, foi encaminhada à assembleia, que decidiu pelo retorno ao trabalho.
De acordo com a categoria, foram feitas 19 assembleias em todo o Estado, sendo que 11 delas decidiram pela volta ao serviço. Ao todo, eram esperadas 20 assembleias, mas ela acabou não sendo feita em Getulina. A causa não foi informada.
As assembleias que queriam a continuidade da greve ocorreram em Suzano, Itapetininga, Sorocaba, Presidente Prudente, Lucélia, Ribeirão Preto, Taubaté e na cidade de São Paulo. A maioria, no entanto, decidiu pela volta ao trabalho.
Piquetes
Na semana passada, grevistas promoveram piquetes em alguns CDPs (Centros de Detenção Provisória) para impedir a entrada e saída de presos. Com isso, a Tropa de Choque da Polícia Militar foi acionada para garantir transferências e a ida de presos para audiências judiciais marcadas.
Na quinta e sexta-feira da semana passada, chegaram a ocorrer tumultos, com o uso de gás de pimenta por parte dos policiais e com a retirada forçada dos agentes que se recusavam a deixar a frente das prisões para a passagens dos carros com presos.
Segundo a SAP, o uso do Choque ocorre para garantir o cumprimento de uma liminar da Justiça que proibia esse tipo de piquete e prevê uma multa diária de R$ 100 mil por unidade prisional paralisada. LINK: http://tnonline.com.br/noticias/geral/58,251185,26,03,apos-nova-proposta-agentes-penitenciarios-decidem-encerrar-greve.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.