18 março 2014

BLOG DOS AGENTES : Agentes penitenciários mantêm greve após reunião com governo


Eles pedem reajuste de 20% e a legalização do bico.
Cerca de 300 agentes do interior fizeram manifestação na capital.



A greve dos agentes penitenciários de São Paulo vai continuar, segundo informaram na tarde desta terça-feira (18) os sindicatos que representam a categoria. A decisão foi tomada após uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, na região do Morumbi. Os agentes entenderam que suas reivindicações não foram atendidas.

Pela manhã, 300 manifestantes vieram do interior em seis ônibus. Eles protestaram e pediram reajuste salarial de 20% e a legalização do bico, entre outras coisas. Entre os sindicatos que representam os agentes estão o Sindasp e o Sifuspesp.

Parte do grupo ainda participava na tarde desta terça de uma nova manifestação diante do Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, onde farão mais uma manifestação.
saiba mais

"Agora vai parar tudo. Não veio proposta. O governo nos chamou apenas para dizer que se parássemos iriam negociar", afirmou Donizete de Paula Rodrigues, diretor-administrativo do Sindasp. Segundo ele, o estado tem 27 mil agentes penitenciários.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) não se manfiestou sobre a reunião.

Uma das consequências dessa greve é a superlotação. A carceragem do 26º Distrito Policial, no Sacomã, na Zona Sul de São Paulo, tinha 96 presos na manhã desta terça, como mostrou o Bom Dia São Paulo. Aproximadamente oitocentos presos não haviam sido transferidos de cadeias para os Centros de Detenção Provisória (CDPs) nesta segunda-feira (17).

A delegacia no Sacomã tem capacidade de abrigar entre 20 e 30 presos. De acordo com os funcionários da delegacia, o espaço físico foi comprometido, mas que a alimentação e os cuidados estão sendo preservados.

As transferências de detidos não acontecem desde a segunda-feira (10). A rotina das delegacias mudou com a superlotação. De acordo com policiais, foram montadas mais equipes para vigiar os presos e o fornecimento de refeições teve que ser ampliado às pressas.

A Polícia Civil divide a capital em oito regiões, cada uma com um distrito que reúne presos até que estes sejam levados para os Centros de Detenção Provisória, as chamadas Delegacias de Trânsito de Presos.

Na segunda-feira, 2º Distrito Policial, no Centro, mantinha 140 presos. No 26º DP, eram 106 detidos. No 72º DP, na Vila Penteado, na Zona Norte, estavam 100 presos. No 31º DP, no Carrão, na Zona Leste, eram 100. No 101º DP, tinha 87 detidos. O 63º DP, na Vila Jacuí, mantinha 83 presos. O 91º DP, na Vila Leopoldina, tinha 80 detidos. No 49º DP, 70 pessoas. Somando todas as delegacias, 766 aguardavam transferência para um CDP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.