Imagem: Agência Brasil/Rovena Rosa)Com crise, com pandemia, prefere descontar de quem mal consegue passar os dias com a aposentaria. |
O governador de SP, Doria, publica decreto neste sábado (20) que visa descontos previdenciários dos aposentados. O decreto 65.021/2020, junto com o comunicado da SPPREV, decreta o desconto nas aposentadorias embasada no § 2º do art. 9 da Lei Complementar nº 1.012/2007 que, alterada pela recente Reforma da Previdência Paulista, havendo déficit atuarial no Regime Próprio de Previdência do Estado, a contribuição dos aposentados e pensionistas incidirá adicionalmente, incidirá de forma adicional, sobre o montante dos proventos de aposentadorias e de pensões que supere 1 salário mínimo nacional até o teto do Regime Geral de Previdência Social.
Duvido um ano que não vai ter o tal deficit, vejamos:
DECRETO Nº 65.021,
DE 19 DE JUNHO DE 2020
Dispõe sobre a declaração de déficit atuarial doRegime Próprio de Previdência do Estado e dá
providências correlatas
JOÃO DORIA, Governador do Estado de São Paulo, no uso
de suas atribuições legais,
Decreta:
Artigo 1º - Para o fim de que trata o § 2º do artigo 9º da Lei Complementar nº 1.012, de 5 de julho de 2007, haverá déficit atuarial no Regime Próprio de Previdência do Estado quando não se verificar equilíbrio atuarial, caracterizado este último pela garantia de equivalência, a valor presente, entre o fluxo das receitas estimadas e das despesas projetadas, apuradas atuarialmente, que, juntamente com os bens, direitos e ativos vinculados, comparados às obrigações
assumidas, evidenciem a solvência do plano de benefícios.
Artigo 2º - Havendo déficit atuarial no Regime Próprio de Previdência do Estado, a contribuição dos aposentados e pensionistas incidirá adicionalmente, nos termos do § 2º do artigo 9º da Lei Complementar nº 1.012, de 5 de julho de 2007, sobre o montante dos proventos de aposentadorias e de pensões que supere 1 (um) salário mínimo nacional até o teto do Regime Geral de Previdência Social - RGPS, por meio da aplicação de alíquotas progressivas de que tratam os incisos II e III do artigo 8º da Lei Complementar nº 1.012, de 5 de julho de 2007, incidentes sobre faixas da base de contribuição.
§ 1º - Excetuados os valores do salário mínimo e do teto do Regime Geral de Previdência Social - RGPS, os demais valores referidos no artigo 8º da Lei Complementar nº 1.012, de 5 de
julho de 2007, serão reajustados conforme variação da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo - UFESP.
§ 2º - Os valores indicados nos incisos II e III do artigo 8º da Lei Complementar nº 1.012, de 5 de julho de 2007, correspondem a 108,6563 e 108,6566 UFESPs, respectivamente.
§ 3º - As alterações dos valores de referência (salário mínimo, UFESP e teto do Regime Geral da Previdência Social) serão automaticamente aplicadas pela São Paulo Previdência - SPPREV
para adequação das faixas previstas neste artigo.
Artigo 3º - Fica atribuída competência ao Secretário de Projetos, Orçamento e Gestão para, com base no artigo 1º deste decreto e à vista do balanço patrimonial do Estado, declarar, mediante despacho fundamentado, déficit atuarial no Regime Próprio de Previdência do Estado.
Parágrafo único - Uma vez declarado o déficit atuarial, a São Paulo Previdência – SPPREV publicará comunicado no Diário Oficial do Estado, informando a cobrança da contribuição nos
moldes previstos no “caput” do artigo 2º deste decreto.
Artigo 4º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 19 de junho de 2020
JOÃO DORIA
Mauro Ricardo Machado Costa
Secretário de Projetos, Orçamento e Gestão
Antonio Carlos Rizeque Malufe
Secretário Executivo, Respondendo pelo Expediente da
Casa Civil
Rodrigo Garcia
Secretário de Governo
Publicado na Secretaria de Governo, aos 19 de junho de
2020.
E neste mesmo dia a SPREV faz o comunicado:
Comunicado
A São Paulo Previdência, em atendimento ao art. 3º, parágrafo único, do Dec. Est. 65.021-2020, e em virtude da declaração de déficit atuarial feita pelo Secretário de Projetos, Orçamento e Gestão desta data, comunica que a partir de 90 dias desta publicação a contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas incidirá, de forma adicional, sobre o montante dos proventos de aposentadorias e de pensões que supere 1 salário mínimo nacional até o teto do Regime Geral de Previdência Social, por meio da aplicação de alíquotas progressivas de que tratam os incs. II e III do art. 8º da LC 1.012-2007, incidentes sobre faixas da base de contribuição.
Diário Oficial pag 18, Executivo I.
No que trata o § 2º do artigo 9º da Lei Complementar nº 1.012, de 5 de julho de 2007
Artigo 9º - Os aposentados e os pensionistas do Estado de São Paulo, inclusive os de suas Autarquias e Fundações, do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, das Universidades, do Tribunal de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública, contribuirão conforme o disposto no artigo 8º desta lei complementar, sobre o valor da parcela dos proventos de aposentadorias e pensões que supere o limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social.
(...)
(...)
Cadê o sindicato?
ResponderExcluirSabe de nada inocente
ExcluirESTAO BEM OBRIGADO, MAS CONTINUE PAGANDO, ELES AGRADECEM.
ExcluirO sindicato já não tem força para puxar uma greve. Tem aqueles que já não acreditam em sua representatividade. Soma-se a isso essas falas dos experts para colar a situação mais para baixo. É por essas e outras que penso: nós merecemos esses descontos por causas dessas cambadas de burros.
ExcluirESSE DORIA, SE ABUSAR DÁ ATÉ NÓ NO ARCO-IRIS, VIAJA NO TEMPO, POIS CONSEGUIU O QUE PARECIA IMPOSSÍVEL:SER PIOR QUE O ALCKMIN.PSDB NUNCA MAIS!
ResponderExcluirE olha que o Alckmin já era um verdadeiro lixo...
Excluirtá mais que certo nosso querido governador, ASP´s aposentados já ganham super bem, mais de 6 mil por mes....2 e meio ta super de bom tamanho
ResponderExcluirQual é o aposentado que ganha isso?????????. Só se for você
ExcluirVc está mal informado... a maioria, inclusive são os concursados, ganha no máximo 2 mil reais... quem ganha 6 mil reais é diretoria e quase todos comissionados, cargo politico, indicados por deputados e empresários.
Excluirse você soubesse o que fala , escreveria o seu nome completo. Mas é um idiota que nunca conseguiu passar num concurso publico.
ExcluirMentiu pra ganhar votos e se elegeu as nossas custas , traiu o povo
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirÉ só tirando das costas de quem menis ganha, só os pedagios q temos no estado de sp. Da pra suprir qualquer nescessidade agora vem descontar previdencia de quem ja pagiu a vida toda . Abisurdo !! A respistas virá nas ekeiçãoes !!
ResponderExcluirO governo e o próprio causador desse distúrbio....se fosse cumpridor dos seus deveres.pagando a quem deve,não precisaria sair do coitado do aposentado
ResponderExcluirNão entendi,vai acrescentar,ou não vai descontar os parcelas do consegnado explica certinho por favor exemplo quem ganha 1200,vai ficar como vai repor mas um salário ou vai descontar o consegnado
ResponderExcluirUma classe que está isolada e nem sequer poderá se manifestar nas ruas.
ResponderExcluirVamos nos manifestar com SABEDORIA (única arma que temos).
Nos aguardem, vamos nos unir e traçar metas e objetivos para depois manifestar. Seremos a sombra que assombrará qualquer político. Faremos história!!!!
Socorro! Ganhamos mal e ainda teremos mais descontos?
ResponderExcluirA capacidade dos gestores é jogar nas costas de quem contribuiu por longos 40 anos o déficit oriundo da sua incompetência de lidar com a crise de saúde e de geração de emprego e renda. Tudo muito fácil: não temos um programa político para gerar recursos, simplesmente aumentamos a crise tirando poder aquisitivo de todos que poderiam consumir e ajudar a sair da espiral deflacionaria. Sabemos os 1 % dos rentistas que assolam a economia produtiva da sociedade. Belos dirigentes estes.
ResponderExcluirJá que não tivemos o reajuste salarial deste ano, em maio, seria imoral aumentar o desconto no salário do aposentado,
ResponderExcluir. Coisas do Dória
Linda dobradinha BolsoDória!
ResponderExcluirUm rouba uns % do nosso salário e o outro rouba 2 anos de serviço, desde 150 reais de um policial penal novato no seu primeiro quinquênio e vai até mil reais para quem está prestes a fazer jus a sexta-parte! Mas o guarda está feliz pq ladrão de sexta parte (18 mil reais no período!!!!!!) agora vai permitir o guarda comprar um lança mísseis israelense e 30 sig .50, fora os AR-15! Tudo oq o guarda precisa é armamento de guerra!!! Alimentação? Oq é isso??? Basta se alimentar 1x a cada 36 horas!
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirOs aposentados do serviço público do Estado de São Paulo, sempre pagaram a previdência , não entendi o intuito dessa lei.
ResponderExcluirPagam 11% sobre o valor que ultrapassa o teto, agora com esta lei daqui 90 dias vai pagar sobre o valor total dos proventos até um salário minimo 11% de um salario minimo até 3.000 reais vai pagar + 12% e de 3.001,00 reais até o teto 6.101,00 + 14% faz as contas pra ver, vai descontar uns 800,00 reais de quem ganha mais que o teto.
ExcluirOs aposentados do serviço público do Estado de São Paulo, sempre pagaram a previdência. Não entendi o intuito dessa lei???
ResponderExcluirEssa notícia vai decepcionar principalmente os professores da rede de ensino, pois em novembro de 2019,Dória assinou o aumento para os professores já há muito tempo defasado para pagamento em janeiro de 2020 e não o fez,pagamos previdência todo o tempo que trabalhamos,e agora aposentados pagaráo até a morte e sem direito sequer de um aumento
ResponderExcluirAbsurdo comentário sumiu
ResponderExcluirSó de lembrar que teve funcionário público que votou nesse cara da nojo.
ResponderExcluirESSE COMUNISTA SÓ PODE ESTAR COM O DIABO DO STF NA MENTE DOENTIA.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirESTE é o respeito que este senhor sempre dispensa aos funcionários públicos
ResponderExcluirFica claro a impatia dele por nós
Acredito no fim do mandato do dória além de ser um péssimo prefeito tá se tornando a maior de todas as decepções do estado de sp sem contar a maior decepção do país com esses mandos e desmandos dele
ResponderExcluirÉ o tranca rua agora tranca verba de quem não tem. Aposto que este não ganha nem par ou ímpar em São Paulo se for por votação.
ResponderExcluirEle só não tranca o próprio "toba"
ExcluirQue triste.
ResponderExcluirEu gostaria de saber quando vão descontar dos vereadores e seus auxiliares deputado senadores e todos os que os acompanha em seus mandatos juízes e seus eternos benefícios
ResponderExcluirEsse vagabundo precisa ser cassado , quer destruir São Paulo e entrega lo a china , fora margarina maldita!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirEsse f....não tem esse direito, pois paguei por todos os impostos para ter esse benefício, que ė uma vergonha, pois a muito tempo não tem um reajuste, agora vai tirar oque é de direito adquirido, para mim, isso é abuso de autoridade.Ele está querendo fazer com que também passemos a classe dos nescessitados
ResponderExcluirA autoridade do governador extrapola os limites da decência.
ResponderExcluirA autoridade do governador extrapola os limites da decência
ResponderExcluiresse sujeito não sabe o que faz... é um incopetente...
ResponderExcluirDeixa eu ver se entendi. Doria gasta muito com a pandemia, e agora tira dinheiro dos aposentados?
ResponderExcluirEsse governo ladrão,comunista, quer fazer dos funcionários escravos, nos policiais ganha salário de fome, sinceramente como policial terei que pertencer a uma facção tenho gasto com remédios e isso que ele quer , vamos pedir o impctimam dele, olha a história política desse vá
ResponderExcluirDesse Doria, esses deputados policiais não fazem nada para nos defender, não seu delegado Rolim e outros tarifas.assim que eu penso.
Esse governo ladrão,comunista, quer fazer dos funcionários escravos, nos policiais ganha salário de fome, sinceramente como policial terei que pertencer a uma facção tenho gasto com remédios e isso que ele quer , vamos pedir o impctimam dele, olha a história política desse vá
ResponderExcluirDesse Doria, esses deputados policiais não fazem nada para nos defender, não seu delegado Rolim e outros tarifas.assim que eu penso.
GREVE,GREVE,GREVE.ENQUANTO NÓS NÃO COLOCARMOS ISSO EM PRÁTICA, VAMOS SER TRATADOS COMO OVELHAS INDO PARA O ABATEDOURO.FORÇA E HONRA, NÃO DESISTAM!!!!
ExcluirO funcionalismo em geral é mais uma vez aviltado, 18 anos sem aumento e reposições abaixo do índice da inflação. Um crime cometido por esse Governador.
ResponderExcluirE muita cara de pau.Vergonhoso. Ele sabe o minguado salário que paga a esses grupos.? Se ele não remunera bem pq quer descontar? É descontar o quê e de que?
ResponderExcluirDo salário dele, dos secretários estaduais e dos deputados estaduais ele vai tirar quanto mesmo? Ah!Nada?
Além da pandemia ele quer mais pessoas passando fome, não pagando seus tributos,não comprando remedios?
Aliás, por acaso ele sabe qto um Idoso aposentado ou pensionista gasta com medicamentos? Pq o estado que ele desgoverna não doa remédios a contento.
E ainda quer se candidatar a presidente? Nem do São Paulo Futebol Clube, 3a divisão.
Decepcionante senhor Governador.
Obs:antes de escrever
pesquisei em boatos.org e nada encontrei, em fatos e fakes nada diz ser fake.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirTudo que ele conseguiu foi a custas do povo e agora quer tirar dos servidores aposentados o que não deu (salário digno) ele é a equipe dele só se interessa a super faturar seja qual for a compra do estado traidor, oportunista que vive sempre as custas dos outros, aposentados se mobilizem caso contrário vão perde o pouco que conseguiram, e outros sangues digas que possa surgir novamente vai arrumar mais um jeito de descontar mais dos seus, nosso salários, dica: mobilização JÁ em frente e aos arredores do Palácio dos Bandeirantes no Morumbi.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEstamos vivendo a situação mais difícil de nossa geração leia mateus 24 na bíblia ela traz a resposta para tudo que estamos vivendo.Se apeguem com Deus !
ResponderExcluirSem palavras...quero acordar desse pesadelo, Sangue de Jesus tem poder! Toma posse de teus filhos! NAO NOS DEIXEM NAS MAOS DOS INIMIGOS EU IMPLORO! Oh Senhor... nos livre dos laços dos passarinheiros e da peste Perniciosa, mal algum chegara a nossa tenda!
ResponderExcluirCreiamos nisso..meus irmaos! Amém
Tal desconto será para cobrir o déficit tutorial da previdência do estado,ou seja,os próprios aposentados se auto financiarem,Mas será somente durante a Pandemia?A mesma poderá durar anos.Como posso obter a tabela da cobrança,de acordo com a faixa salarial? Li que a cobrança começará daqui noventa dias.
ResponderExcluirKd o $ que o governo federal disponibilizou para ajudar os estados na queda da arrecadação ?
ResponderExcluircovas ira fazer a mesma coisa que fez doria com os aposentados ira cobrar previdencia
ResponderExcluir