22 outubro 2013

Equipe para investigar policiais ligados ao PCC é criada pela Corregedoria da Polícia Civil em SP


Diário Oficial desta terça-feira traz detalhes do grupo intitulado Ecofac
Do R7
Facção criminosa fez Polícia Civil agirMônica Zarattini/19.02.2001/Estadão Conteúdo
A investigação de policiais civis sob suspeita de envolvimento com a facção criminosa que age dentro e fora dos presídios de São Paulo passa a cargo da Ecofac (Equipe Corregedora de Combate a Facções Criminosas) a partir desta terça-feira (22). O novo grupo, ligado à Corregedoria da Polícia Civil paulista, teve sua criação publicada no Diário Oficial do Estado.
A Ecofac contará com 18 policiais, entre delegados e investigados, e terá como foco a prevenção, o combate e repressão no que diz respeito aos policiais civis que possuírem algum tipo de envolvimento com o PCC. Para isso, o grupo especificamente atuará com o apoio do serviço de inteligência da polícia e com pelo menos um profissional ligado ao sistema carcerário.
A reportagem do R7 procurou o corregedor-geral da Polícia Civil, delegado Nestor Sampaio, para falar sobre a criação do novo grupo, mas até o momento não obteve retorno.
Na semana passada, foi divulgado pelo MP (Ministério Público) quepelo menos 18 policiais, tanto civis quanto militares – sendo 12 dos casos envolvendo policiais civis do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), do Denarc (Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos) e delegacias de São Paulo e de Santo André, no Grande ABC – foram flagrados em escutas telefônicas, apontando o possível envolvimento deles com a facção.
A investigação dos promotores durou três anos e denunciou 175 pessoas que seriam integrantes do PCC. Nas duas primeiras instâncias judiciais, os pedidos para a prisão de todos os denunciados foram negados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.