22 outubro 2013

PRESOS AJUDAM CONSTRUIR NOVOS LARES PARA RECLUSOS, O PROJETO É BOM! IMAGINA O MARCOLA BATENDO MASSA?

       Com a quantidade de presos que abriga São Paulo daria para inaugurar um presidio novo por mês, mas vai ser difícil aqui eles construírem o próprio lar. Imagina esses lideres do PCC batendo massa no sol de quase 40 graus que faz em Presidente Venceslau!


REPORTAGEM:

Detentos da PB produzem tijolos para dobrar vagas na unidade prisional

Detentos do Serrotão já produziram mais de 10 mil tijolos.
Produção serve também para a reforma de outras unidades.


A Penitenciária Raymundo Asfora (Serrotão) em Campina Grande vai dobrar o seu número de leitos com a reforma que está sendo feita nos pavilhões da unidade. O trabalho é realizado com a mão de obra dos próprios detentos, que desde o início das atividades já produziram mais de 10 mil tijolos dentro da própria unidade, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária.

A produção serve também para reformar outras unidades. No mês passado, dois mil tijolos foram encaminhados à Casa de Albergue do Monte Santo. Os presos produzem também as placas de cimento que são usadas para fazer as camas.


De acordo com o secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, o presídio foi construído no ano de 1990 com capacidade para 280 vagas e deverá ter o dobro de cômodos quando as obras forem concluídas. “Queremos chegar a 600 leitos no presídio. A unidade tem hoje mais de 700 apenados, mas a Justiça já determinou a transferência de 50 deles. Dessa forma, a questão da superlotação carcerária, que é uma realidade em todo o Brasil, não será mais um problema no presídio do Serrotão nos próximos meses”, disse o secretário.O diretor do Serrotão, Manoel Eudes Osório, informou que os detentos trabalham de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. “É mais uma forma de ocupação que temos aqui no presídio. Nós sabemos que o trabalho dignifica o homem, e neste caso em especial, porque os presos estão fazendo uma ação em prol da sociedade, que é recuperar e ampliar o patrimônio público”, frisou Manoel.

Outras atividades
No presídio do Serrotão existem presos ocupados ainda nas aulas diárias da escola, nos cuidados com uma horta, na plantação de mudas, produção de sabão, aulas de teatro e informática, além da biblioteca itinerante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.