11 julho 2018

DIFERENÇAS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DE SP E PR




Marcelo Augusto

11/07/2018 20hs

Em poucas linhas arriscar-me-ei a aventura de relatar uma experiência compartilhada por um amigo de longa data que teve a oportunidade de conhecer o sistema penitenciário do Paraná no inicio do ano corrente, compunha uma missão que visitou praticamente todas as unidades prisionais. Ainda lá, me mandou mensagens explicando detalhadamente a sua percepção comparativa dos dois estados -  Paraná e São Paulo.

No Paraná os agentes penitenciários não possuem uma aversão aos sindicalistas, são bem recebidos e tem uma interatividade absoluta, nas unidades tinham faixas de greves de dois a três anos atrás. Em São Paulo, ao menos em suas notáveis experiências, o descrédito e quando se fala em sindicato(lista) sente um clima diferente do visto no Paraná. As faixas, imagine.

No Paraná, parte das unidades prisionais são estruturas antigas que precisam de muitos agentes para ocupar os postos de trabalho. Em São Paulo, a estrutura são novas e mais adequadas, as velhas unidades passaram por adequação e apresentam condições mais apropriadas para a execução dos trabalhos. 

No Paraná, existe apenas um sindicato para representar os servidores prisionais .  Em São Paulo, são quatro sindicatos representando os servidores prisionais.

No Paraná, o salário inicial passa dos 5,6 mil reais, com pouco tempo se ganha um salário bem superior do inicial. Em São Paulo, inicial começa dos 3 mil com gratificações e insalubridade, no final da carreira raramente chega-se no nível 07, valor do salário inicial do Paraná. 


Os pontos divergem, duas realidades diferentes para um contexto similar. 

Em uma das idas a Brasília conheci um agente, sindicalista no Paraná, pessoa formidável e inteligente, entrou na Comissão da Reforma da Previdência  impedindo seu prosseguimento em defesa dos direitos dos agentes penitenciários.  No entanto, a minha visão era diferente em relação ao sistema paranaense, é sabido a falta de investimento nos presídios do Brasil,  achava que havia mais estrutura, mas um ponto positivo é a latente valorização dos servidores penitenciários. O que ultimamente tanto nos falta. 






11 comentários:

  1. O PARANÁ ESTÁ LOGO ALI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. será meu chefinho queridinho q ta comentando
      fui levar um cafezinho e pão na chapa e vi ele comentando no blog
      caixa alta será meu amiguinho...

      Excluir
    2. Mas será você o ""GARÇÃO"" dele???

      Excluir
    3. Eu sou..kkkk
      Ele comentou de novo a tarde

      Excluir
    4. Mas dessa vez você levou o que para o ""chefinho""??

      Excluir
  2. Olá Marcelo, é a Ana, falei com voce ontem no facebook sobre este artigo e disse que entendei exatamente a essência de sua mensagem, meu primo é agente no PR e tem outra mentalidade sem esse ceticismo anestesiante. Já pensaram que é proposital ? Para nao reagir ?

    ResponderExcluir
  3. Mais uma coisinha ele tem 10 anos e ganha 9 mil

    ResponderExcluir
  4. Tenho um amigo que agente no Paraná. com 11 anos está tirando R$ 6.050,00 liquido, e eu com o mesmo tempo R$ 3,560,00 liquido ASP-SP.

    ResponderExcluir
  5. Bom, quando o Paraná todo tiver ao menos o número de Penitenciárias que tem somente na região Oeste de São Paulo, aí sim veremos se os salários serão diferentes.
    Somente na região oeste.

    ResponderExcluir
  6. SINDICATOS AGORA TERÃO QUE VENDER CAMISETA VERMELHA DO CHE GUEVARA, BOTTONS DE ANTONIO GRAMSCI, BONÉ JOSEF STALIN PARA SOBREVIVEREM.
    REALMENTE, AQUI EM SP NÓS TEMOS OUTRO MENTALIDADE, PELO MENOS OS QUE ESTUDAM DE VERDADE.
    AGORA TERÃO QUE TRABALHAR PARA SOBREVIVEREM, PELEGADA.
    QUANTOS E QUANTOS ANOS DE DINHEIRO FÁCIL.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.