18 abril 2019

Acusado de matar agente penitenciário é condenado a 41 anos de prisão em SP



Valdir da Silva Cavalcante foi condenado a 41 anos, três meses e 13 dias de reclusão, além de pagamento de 16 dias-multa em regime inicial fechado.



Por G1 Santos

17/04/2019 07h27 Atualizado há um dia



Valdir da Silva Cavalcante cumprirá pena em regime inicial fechado — Foto: Arquivo/G1




A Justiça condenou Valdir da Silva Cavalcante, acusado de matar o agente penitenciário Agnaldo Cardoso de Oliveira, a 41 anos, três meses e 13 dias de reclusão, além de pagamento de 16 dias-multa em regime inicial fechado. A decisão do Fórum de São Vicente, no litoral de São Paulo, foi anunciada na noite de terça-feira (16).


O crime ocorreu em 2014, quando o agente estava de folga junto com um amigo. O acusado foi preso em 2016, depois de ficar na lista dos mais procurados do Estado de São Paulo.


O julgamento começou às 9h30 e terminou por volta das 20h. Ao todo, foram ouvidas oito testemunhas do caso, sendo quatro de acusação e quatro de defesa. Segundo a acusação, além das provas periciais, Valdir foi reconhecido pelo agente penitenciário, que sobreviveu na noite do crime e disse que o ataque teria sido motivado por vingança. Já a defesa diz que Valdir é inocente.


Valdir da Silva Cavalcante foi preso dois anos após a morte do agente penitenciário. Ele foi julgado por homicídio, tentativa de homicídio e roubo. Antes de ser preso, Valdir já tinha cinco passagens pela polícia por roubo e havia sido preso outras três vezes.


Assassinato



Agnaldo Cardoso de Oliveira, de 37 anos, trabalhava no Centro de Detenção Provisória de São Vicente. Em março de 2014, ele e outro agente estavam em frente a um bar, na Vila São Jorge, quando foram atacados. Houve troca de tiros e os dois agentes foram baleados. Agnaldo chegou a ser socorrido, mas morreu dias depois. O colega dele resistiu aos ferimentos.


Valdir fugiu com um comparsa após o crime. Na época, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) ofereceu uma recompensa de R$ 10 mil por informações sobre seu paradeiro.


Em 2016, policiais militares realizavam uma operação de combate ao tráfico de drogas no morro São Bento, quando localizaram um homem em atitudes suspeitas. Durante a abordagem, os policiais o identificaram como Valdir da Silva Cavalcante, procurado pela morte do agente penitenciário. Com Valdir, os policiais também encontraram uma porção de droga e uma pistola.

Um comentário:

  1. Hoje rodou um cara de Dracena transferido pra Caiuá...
    Pq será?

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.