29 abril 2019

CDP Limeira completa um ano




Por Redação Rápido no Ar
-28 abril, 2019 21:06





Uma cerimônia marcou nesta sexta-feira (26) o primeiro ano de funcionamento do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Limeira, localizado na Rodovia Luis Ometto. Participaram do evento, o diretor do CDP, Heber Anaor Janei, o juiz da 2ª Vara Criminal e Execuções Criminais de Limeira, Edson José de Araújo Júnior, os vereadores Mayra Costa e Wagner Barbosa, e a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, que na ocasião, representou o prefeito Mario Botion.

O CDP abriga aproximadamente 1.500 reeducandos e dispõe de ampla infraestrutura voltada à reinserção social, que inclui escola (da alfabetização ao ensino médio), biblioteca, cursos profissionalizantes, dois pavilhões onde os presos trabalham na montagem de brinquedos, cozinha e padaria. Na próxima semana, o CDP receberá a instalação de equipamentos para videoconferência.


Janei parabenizou os funcionários do CDP e falou sobre o apoio que recebeu de toda comunidade limeirense, sobretudo da atual gestão municipal. “Fomos muito bem acolhidos em Limeira e todos os princípios do sistema prisional estão sendo cumpridos”, afirmou. Outro aspecto abordado pelo diretor foi a parceria com o Ceprosom e demais instituições do município. “Temos a missão de fazer com que os reeducandos saiam daqui melhor do que entraram, e nesse sentido, estamos colhendo bons frutos”, frisou Janei.


Aucélia avaliou positivamente o papel do CDP ao longo desse período e destacou a oferta de cursos profissionalizantes, como o de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, oferecido em conjunto com o Sesi – e campanha de doação de livros, encerrada na última segunda-feira. A iniciativa possibilitou a arrecadação de 3.200 obras para a biblioteca da unidade. “Estamos colaborando com a reinserção social dos detentos, dando oportunidade de conhecimento e profissionalização. Esse trabalho também conta com o atendimento às famílias dos reeducandos em nossos programas sociais”, comentou.

Durante o evento, houve celebração de missa pelo pe. Danilo Rodrigues, da Igreja São Jerônimo, de Americana, e apresentação da Banda Marcial da Escola Senai Luiz Varga, sob regência do maestro Júnior Luiz Villas Boas. Também estiveram presentes, o conselheiro de Saúde, José Antônio Eduardo Chagas de Almeida, o presidente do Conselho da Comunidade da Vara de Execução Criminal de Limeira, Jeferson Luís Francischetti, acompanhado do vice-presidente, Alexandre Bertolini, o diretor do Centro de Ressocialização de Limeira, José Paulo da Silva, representantes da Central de Penas Alternativas e de unidades prisionais da região, alunos do curso de Serviço Social do Isca Faculdades, entre outros convidados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.