22 setembro 2019

CDP de Caiuá e 8º Baep se unem em treinamento de cães de faro e intervenção


Forças de segurança trocam conhecimentos relacionados aos canis penitenciários e policiais





Cães participaram de simulação de tomada do raio do presídio

Pela primeira vez, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá se une ao 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de Presidente Prudente para realizar um intercâmbio de conhecimentos relacionados ao canil destes órgãos, integrando as forças da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os trabalhos seguirão até dezembro, envolvendo treinamento com cães das duas instituições, com posterior multiplicação às demais unidades prisionais.

Atualmente, o CDP trabalha com três cachorros, um deles com dupla função: intervenção de presos e farejamento de drogas.

Com seu parceiro canino, o agente de segurança penitenciária, Marcos Vinicius de Moraes Hondo, se desloca quase que diariamente até o batalhão para treinamento e instrução no canil da Polícia Militar, com foco na localização de entorpecentes.

As forças de segurança vêm investindo nos “policiais de quatro patas” como ferramenta para conter indivíduos e combater o tráfico de drogas. Prova recente disso está no Decreto nº 64.413, DOE. 27/08/19, pelo qual o Governador do Estado de São Paulo, João Dória, criou o 5º Batalhão de Polícia de Choque – Canil (5º BPChq – Canil) da capital, subordinado ao Policiamento de Choque. Segundo dados do Portal do Governo, a nova unidade contará com 60 cães doados.

INTERAÇÃO

Num primeiro momento da parceria, em junho, policiais militares foram até o presídio aprender técnicas de intervenção com animais, sob o comando do servidor Rafael Feitoza Message, diretor de Divisão do Centro de Escolta e Vigilância Penitenciária e comandante da Célula de Intervenção Rápida (CIR) da unidade prisional. Isso porque os cães penitenciários agem intervindo durante atuações das células e Grupos de Intervenção Rápida (GIR) nos presídios. O treinamento teve ainda a participação de outros adestradores da SAP que, acompanhados respectivamente por seus cães, também trouxeram experiências e contribuíram com conhecimentos dos canis das Penitenciárias I “Zwinglio Ferreira” e II “Maurício Henrique Guimarães Pereira” de Presidente Venceslau, “João Augustinho Panucci” de Marabá Paulista e “Adriano Aparecido de Pieri” de Dracena.

“Compartilhar o conhecimento é primordial entre os profissionais mais experientes, buscando a excelência dos trabalhos”, afirma Rodrigo Santos Andrade, diretor do CDP de Caiuá. Para o comandante do canil do 8º Baep, 1º Sgt. Joel de Godoi Bueno Júnior, a ação visa tanto o trabalho operacional como preventivo. “Seja para farejar ou intervir, as novas técnicas e métodos de adestramento são fatores essenciais para a formação dos animais, fazendo com que a evolução dos treinamentos nos traga excelentes resultados, todos com o mesmo objetivo”.


Fonte: Assessoria de imprensa da SAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.