28 setembro 2019

Policiais aposentados fazem ato por paridade salarial no Centro de SP




Manifestantes chegaram na Praça da Sé às 15h e começaram a caminhar sentido Secretaria de Segurança Pública, na Rua Líbero Badaró às 16h30.



Por G1 SP — São Paulo

27/09/2019 17h56 Atualizado há 18 horas




Manifestação começou às 15h na Praça da Sé, região central de São Paulo. — Foto: Abraão Cruz/TV Globo



Policiais aposentados protestam contra a quebra da igualdade salarial entre policiais ativos e inativos, nesta sexta-feira (27), na Praça da Sé, Centro de São Paulo. A manifestação segue pacífica.


Os manifestantes começaram a se agrupar na Praça da Sé às 15h. Por volta das 16h, o senador Major Olímpio fez um discurso no carro de som. Às 16h30, os policiais aposentados começaram caminhar sentido Pateo do Collegio e depois seguiram para a Secretaria de Segurança Pública, na Rua Líbero Badaró. Segundo informações da SPTrans, o protesto afeta a circulação dos ônibus na região.


Segundo a Associação de Cabos e Soldados do Estado de São Paulo (ACSPMESP), os policiais decidiram se manifestar após o governador João Doria (PSDB) afirmar que ainda está avaliando os impactos de um reajuste salarial para os aposentados, enquanto falava sobre um aumento aos policiais da ativa.


Ainda de acordo com informações da associação, com a fala de Doria, existe a possibilidade de não haver reajuste salarial para os policiais inativos. Ou seja, haveria a quebra da igualdade salarial que, segundo eles, é um direito garantido aos policiais do estado. A entidade também afirma que 25 ônibus chegaram de outras cidades para o ato.



Em nota, a Secretaria de Segurança Pública disse que "investe na valorização e reconhecimento das carreiras policiais" e que "a atual gestão colocou em dia o pagamento dos bônus por produtividade que estava atrasado desde 2018".


Veja a nota da Secretaria de Segurança Pública na íntegra:


"A Secretaria da Segurança Pública investe na valorização e reconhecimento das carreiras policiais. A atual gestão colocou em dia o pagamento dos bônus por produtividade que estava atrasado desde 2018 – ao todo foram pagos R$ 232,4 milhões aos policiais. Em parceria com outras secretarias, a SSP montou um grupo de trabalho para discutir a recomposição salarial dos agentes de segurança pública. Os resultados serão apresentados até o fim de outubro e não há previsão de alteração da paridade e integralidade dos vencimentos. O Governo do Estado reafirma seu compromisso de fazer com que os policiais paulistas tenham a melhor remuneração entre os Estados da Federação, ao longo dos quatro anos de mandato."


Por volta das 16h, o Senador Major Olímpio fez um discurso para os manifestantes. — Foto: Abraão Cruz/TV Globo


Manifestantes na Rua Boa Vista, Centro de São Paulo. — Foto: Edilene de Oliveira/Arquivo Pessoal

Um comentário:

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.