07 abril 2014

NOVAMENTE DRONE LANÇA PACOTE NO CDP S.J.CAMPOS


Pela segunda vez em um mês, drone joga pacote no CDP de São José, SP
                 Agentes dispararam vários tiros, mas não conseguiram derrubar o aparelho.Em março, mini-helicóptero já havia sido usado para levar droga ao presos.


Do G1 Vale do Paraíba e Região


    Pela segunda vez em um mês, um mini-helicóptero de brinquedo foi usado para entregar um pacote aos presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Com a ocorrência, a Secretaria de Administração Penitenciária suspendeu a visita aos detentos.

   Segundo a SAP, os agentes penitenciários disparam vários tiros mas não conseguiram derrubar o aparelho, que lançou um pacote em um dos pátios do presídio. A SAP não informou o conteúdo do embrulho.

   O caso aconteceu por volta das 9h45, no momento em que estava sendo realizada a entrada de visitantes, que foi suspensa após a ocorrência. Por questões de segurança, os visitantes que já estavam dentro do presídio tiveram que sair e os que aguardavam do lado de fora não puderam entrar. A SAP informou que a Polícia Militar foi acionada para organizar a saída dos visitantes. A PM nega ter participado da operação.

   "Meu pai foi visitar meu irmão e sequer conseguiu entrar, falaram que é porque tentaram entrar com droga de novo dentro do CDP com um helicóptero de brinquedo. Estou achando isso bem estranho, os presos não fariam isso em dia de visita", afirmou uma mulher que prefere não ser identificada.

   "A polícia esteve aqui, teve gente que já estava lá dentro e teve que sair. Quem estava fora não conseguiu entrar. Tem mais de 300 pessoas aqui fora e ninguém explica direito", disse a esposa de um interno que também não quis se identificar.
saiba mais

   Por nota, a SAP informou que a "direção da unidade toma todas as providências cabíveis, inclusive o Boletim de Ocorrência do fato".

   Agressões
Uma investigação do Ministério Público (MP) aponta que 18 presos foram vítimas de agressões no Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos. Segundo a promotoria, as agressões teriam acontecido no início de março durante uma ação do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), ligado à Secretaria de Administração Penitenciária.

O inquérito civil do Ministério Público apura denúncias de abuso durante uma ação nas celas do CDP de São José dos Campos. A ação, feita pelo GIR, aconteceu no início de março após a apreensão de um helicóptero de brinquedo guiado por controle remoto que foi usado para entregar droga aos presos. Após a ocorrência, as celas do pavilhão foram revistadas e foram apreendidas 250 gramas de pó branco semelhante a cocaína.


Com os resultados que comprovam as agressões, o promotor solicitou informações sobre a ação à SAP, responsável à ação. Os detentos também devem ser ouvidos antes da conclusão do inquérito. O CDP de São José dos Campos foi inaugurado em 2002 e atualmente abriga 1.653 presos - 1.128 mais que a capacidade da unidade, de acordo com a informação oficial declarada no site da SAP neste domingo (3).


http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/04/pela-segunda-vez-em-um-mes-drone-joga-pacote-no-cdp-de-sao-jose-sp.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.