27 abril 2014

Penitenciária feminina de Campinas barra visitas após agente ser agredida, G1


SAP diz que medida é necessária para garantir manutenção da segurança.
Funcionária ficou ferida após ser agredida por reeducanda na quinta-feira.


Do G1 Campinas e Região

omentário
Parentes de presas não foram autorizadas a entrar
na penitenciária (Foto: Reprodução / EPTV)

A Penitenciária Feminina de Campinas (SP) impediu visitas às presas, neste domingo (27), após uma funcionária da unidade ser agredida por uma reeducanda na tarde de quinta-feira. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o benefício foi suspenso neste fim de semana para garantia da "manutenção da segurança".

Parentes e amigos das presas que foram à unidade de segurança, no bairro São Bernardo, reclamaram da falta de comunicado prévio sobre o cancelamento das visitas. "Absurdo, ninguém avisou", criticou a estudante Samara Gonçalves da Silva, que mora em Bom Jesus dos Perdões (SP) e chegou à penitenciária por volta das 5h. O motorista de caminhão Eduardo Araújo também reforçou as críticas sobre a falta de informações. "Falaram que são dez dias de castigo, mas não deram outra satisfação. A gente não sabe quanto vai durar", reclamou.

Agressão
Em nota, a assessoria da SAP explicou ainda que, além do registro de um boletim de ocorrência sobre a agressão na unidade, a direção da penitenciária também apura se houve participação de outras presas no caso. A funcionária, segundo o governo do estado, recebeu atendimento médico imediato em um pronto-socorro do município e foi liberada na sequência.

De acordo com o site oficial da secretaria, até o dia 14 deste mês a unidade localizada no bairro São Bernardo abrigava população de 997 mulheres, 79,3% acima da capacidade prevista para a penitenciária. Procurada pela EPTV, afiliada da TV Globo, a SAP alegou que, por segurança, não divulga o número de servidores na unidade, mas frisou que ele é "suficiente para o dia a dia". http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/04/penitenciaria-feminina-de-campinas-barra-visitas-apos-agente-ser-agredida.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.