27 janeiro 2017

Marasmo Sindical a (in) consequência das ações




    Sindicato. Qual a primeira coisa que vem na sua cabeça quando essa palavra é pronunciada ? Conquista, união, organização, greve, lutas, manifestações, representatividade, ações judiciais e outras mais. Mas hoje, a maioria dessas palavras ficam reservadas ao campo da imaginação distantes de se tornarem realidade, encaradas como verdadeiros tabus.


     O marasmo sindical é a (in) consequência das ações, lembrando que o fato de manter-se inerte também é uma ação. O resultado são as desfiliações em massa emagrecendo as receitas dos sindicatos, a válvula de escape contra a falência é recorrer ao imposto sindical, garantia de não fazer e receber, sofre os que não tem a sonhada carta sindical em estado de letargia.

      Os tabus. Greve é um deles. Dizem que é prejudicial ao trabalhador, quando a história mostra que é a maior arma do trabalhador e prejudicial ao patrão, é, ao patrão. Reaver a moralidade das entidades enxotando os eternos líderes jactanciosos é uma missão possível.

    O caos unem as pessoas. Os holofotes nacionais e internacionais estão voltados as nossas precárias condições de trabalho dispostos a ouvir versões diversas sobre a solução do caos prisional. Reconhecer e valorizar o profissional do sistema é a mais importante, ele vai movimentar todas as outras. A oportunidade escorrega entre os dedos no silêncio que dura 29 meses sem reajuste na esfera sindical esperando a boa vontade, sem força alguma, do patrão conceder um reajuste, sentados e nem tantos preocupados. Fé, esperança, tenho e muito, mas só possível mudar nau que navega sem norte com organização e união,  com caos ou sem, agarre a chance de ser ouvido antes que escorregue de uma vez por todas.

Marcelo Augusto

2 comentários:

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.