25 novembro 2017

" EU SOU AGENTE, TRABALHO NO PAVILHÃO "


Qual o local mais perigoso nesta profissão ? Todos, mas um em especial é que  frequentemente os casos  que colocam a vida do agente em risco são mais registrados, o pavilhão, considerado o cerne da profissão agente penitenciário, local onde fica os presos,  as celas,  e o agente é responsável pela segurança e disciplina mantendo contato constante e direto com os apenados. O cotidiano nunca é o mesmo,  a soltura e banho de sol dos presos são os horários mais críticos. 


O baixo efetivo e super lotação aumentam a exposição aos riscos.  Neste ambiente hostil e perigoso, demasiada coragem são fundamentais  para tocar e manter a ordem, virtudes de persuasão e raciocínio rápido para identificar anormalidades, fazer o possível quando parece impossível. O tirocínio, habilidade além dos sentidos, é adquirida com o tempo com os que tem mais tempo.





Não pode vacilar, custa vidas ! Quantas fugas frutadas, rebeliões e agressões evitadas apenas pela percepção do agente. É, ser agente não é fácil, a segunda profissão mais perigosa do mundo é para poucos, no pavilhão é que se conhece o que é um presídio.  Todos, verdadeiros heróis anônimos da sociedade. 



15 comentários:

  1. Local da cadeia onde poucos trabalham muito menos os que se tornam diretores de uma unidade,inacreditável,mas é comum em sp,local onde pessoas que assumiram o cargo assumiram que nunca iam trabalhar e assim aconteceu,local onde os tidos como (chapados) não trabalham,mas ganham o mesmo que todos,e o local da cadeia onde as diretorias menos dão importância.

    ResponderExcluir
  2. 👏👏👏👏👊
    *É Deus que guarda!*

    ResponderExcluir
  3. O pior lugar pra trabalhar no sistema,não sei,não descobri.Agora,o melhor lugar pra eu tirar as minhas 3 horas de prontidão é no alojamento da base,é lá que eu tiro aquele QZZ da hora.Afinal,somos a jóia da Sap,somos fuga zero e o descanso é sempre bem merecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE É A JOIA DA SAP NÃO SEI. QUE É SEM MORAL ISSO É VERDADE.

      Excluir
    2. PELO JEITO É PUXA SACO DA SAP. FICA COM O RABO ENTRE AS PERNAS. PAGA DE PULIÇA É FÁCIL .QUERO VÊ É FAZER O TRAMPO DE VERDADE.

      Excluir
  4. DO SISTEMA SÃO ESSES DESVIOS DE FUNÇÃO. QUANDO ISSO ACONTECE QUEM TRABALHA NA CARCERAGEM TEM ACÚMULO DE FUNÇÃO ,TRABALHA POR 2. SOU A FAVOR DE CORTA INSALUBRIDADE ONDE NÃO HÁ RISCO. NÃO ACHO JUSTO RECEBER POR UMA COISA QUE NÃO ESTÁ EXERCENDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC NÃO SABE O QUE ESTÁ DIZENDO... NA MAIORIA DAS VEZES, QUEM ESTÁ TRABALHANDO NAS ÁREAS ADMINISTRATIVAS TÁ PRESTANDO UM GRANDE FAVOR. JÁ VÍ MUITOS DESISTIREM DE UM SETOR ADM ALEGANDO QUE TRABALHA DEMAIS. NINGUÉM TEM CULPA DISSO, SENÃO O PRÓPRIO ESTADO. TODO MUNDO PRESTOU CONCURSO PRA ASP. VEJO QUE NA GRANDE MAIORIA DAS UNIDADES, É DIFÍCIL ENCONTRAR QUEM QUEIRA TRABALHAR NESTAS ÁREAS, HAJA VISTA O GRANDE NÚMERO DE VAGAS DISPONÍVEIS... INFELIZMENTE É UM MAL NECESSÁRIO, ACEITA QUEM QUISER, NINGUÉM É OBRIGADO.

      Excluir
  5. Agora ficou fácil, e so apertar botões, e se der zulu chama o gir, chefe ou como se diz hoje DNS, e somente um mero zelador de turno ganhando 1.000,00 a mais e assinador de papéis, colegas policiais penais fico pensando esses meninos com uniformes comprados na Av. Tiradentes na cor preta com dizeres engraçados, tipo policiais do BOPE no pavilhão cercados de presos como era quando comecei trabalhar a quase trinta anos atrás, ali sim ate a alguns anos atrás posso dizer a vcs que eramos sobreviventes. Peço desculpas por esse comentário mas so o faco para que pense duas vezes em falar mal dos gps que estao no escritório pois todos estao no mesmo barco nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esquenta nao, quando entrou os antigaos diziam que sua vida era facil. hoje fala que é a nossa, cai pra dentro da cadeia e conheça a moleza atoa que todo mundo se joga pra adm...facil e ningue´m quer ficar...ainda bem que ta chegando sangue novo sem ideia vehas...

      PARABENS A TODOS SERVIDORES PRISIONAIS E ESPECIALMENTE QUE EXERCE A ATIVIDADE NA ATIVIDADE FIMMM

      Excluir
  6. Um asp da PIFR me perguntou uma vez quanto tempo tinha de sistema e quantas rebeliões ja tinha passado, na boa, sem esticar o chiclete perguntei pra ele o que acrescentou na vida dele e quanto aumentou na folha o adicional rebelião... Tem funça que se acha demais pq trampa na carceragem mas fica madeirando o dia todo pra malandro fazendo corre atrás de bóia e atendimento, trampei no plantão hj sou diarista e tem funça tão bom ou melhor que muitos que estão nas radiais,vulgo monstrões madeireiros. Essa conversa é desnecessária e só gera intriga pra classe

    ResponderExcluir
  7. Marcelo, não sei qual foi a sua intenção com esse post. Mas dá a impressão de ter distanciado ainda mais entre ASPs que estão atuando na área da vigilância dos que estão atuando na área administrativa. Desnecessário isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário amigo, é valorizar quem também trabalha no pavilhão. Todos somos importantes, mas poucos vezes viemos citar estes que trabalham no interior do presídio.

      Excluir
    2. Até entendo. Mas o resultado não foi esse. Infelizmenfe.

      Excluir
    3. Eu trabalho no pavilhão, sempre vejo amigos pedindo postagens para valorizar nossa area, tanto na radial, na portaria, escolta, aevp etc.. e no GIR. É uma realidade que passamos diariamente, na minha concepção o intuito é valorizar, sempre !

      Excluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.