01 janeiro 2017

Anderson Gimenes : Feliz 2017!




LEIA, COMENTE E COMPARTILHE. FELIZ 2017!

     Chefe de plantão, Disciplina, Diretor Geral, Coordenador, Secretário, Governador, seja qual for o título da pessoa superior a ti, tem ela alguma responsabilidade pela sua motivação e de seus companheiros de trabalho? Sim, sem dúvida e estando eles no comando deste setor público deveriam os mesmos incentivar uma motivação de todo o corpo funcional ou, pelo menos, que não desmotivassem seu pessoal. Em outras palavras, que não destruíssem as fontes de motivação intrínseca que todos nós Agentes Penitenciários trazemos dentro de nós, mas infelizmente as leis vigentes e a burocracia do nosso local de trabalho predominam sobre a nossa tentativa de realizar um trabalho mais eficaz e a submissão aos desejos de quem nos manda, impera sobre o intercâmbio transparente e sincero das ideias que nós profissionais teríamos para distribuir. O que aconteceria se cada um de nós pudéssemos, de fato, influir em nosso destino profissional no ano de 2017? O que consideramos possível melhorar dentro da nossa secretaria em 2017? E mesmo que soubéssemos responder a estas duas perguntas, ficaríamos com as respostas guardadas para nós mesmos, pois por todos os corredores do Sistema Penal paulista só se ouve a frase: “ Vou ajudar ele para que, se ele não me ajuda em nada? ” 


O ano de 2016 se encerra e o governo do Estado de São Paulo nos deixa dentro de uma realidade onde o IPC-FIPE Geral somou nestes três últimos anos em que não recebemos nenhum reajuste salarial, uma inflação de 23,60%; corpo funcional somando um déficit de 14 mil funcionários; população carcerária de 229.457 reclusos, tendo apenas 137.471 vagas, somamos 166.91% da capacidade, realidade que pode ser pior em algumas unidades específicas tal como a Penitenciária de Guarulhos I, que tendo capacidade total de 838, abriga 2.044 registrando um percentual de 243,91% da capacidade (dados do site da SAP em 27/12/16); durante o horário de trabalho em média a cada 5 dias, um agente penitenciário vem sendo agredido por detentos nas unidades prisionais e este alto número de agressões mostra o outro lado da rotina dos funcionários que trabalham acuados pelo medo da violência no próprio ambiente de trabalho e também fora dele, pois neste ano muitos companheiros foram assassinados e como comprovado na Operação Ethos do Ministério Público e da Polícia Civil, todos as tentativas e homicídios foram em medida de represaria ao sistema, mas foram forjados para serem registrados como latrocínios e pra encerrar na descrição desta realidade informo que neste ano centenas de reclusos foragiram do sistema, tendo o registro até de uma fuga em massa na unidade de Jardinópolis que somou 470 fugas e outras de menor porte tal como ocorreram nas unidades de Mococa, Limeira, Guarulhos, Pacaembu, Suzano, Penitenciária e psiquiátrico de Franco da Rocha, entre outras. Diante disto, há como se motivar? Muito difícil, mas continuar deixando tudo como está, nos reconhecendo como vítimas deste governo que nos subalterna, continuar brigando entre nós mesmos procurando um corrigir ao outro, procurando culpados para tudo, nos subdividindo, procurando regalias como medida de suprir aquilo que nos falta, mas em troca cedendo apoio pessoal a outrem, mesmo sendo contra nossos próprios ideais. Tudo isso é prova de que nos esquecemos que tais correções podem sim vir a surgir, mas só nas próximas eleições, julgando como culpados desta realidade aqueles que nos administram desta forma tão incorreta e que não sendo merecedores de nossos votos, não estarão mais à nossa frente.  

    Internet e televisão não se cansa de cobrar os direitos humanos e a realidade dos reclusos, as vezes chegam até a mostrar nós agentes e também nossos irmãos policiais como os culpados. Claro que dentro do sistema penal muitos presos têm sim os seus direitos desrespeitados, mas a culpa não é do Policial e muito menos do Agente. O erro é da nossa Administração Pública que além de não cumprir suas funções dentro do Sistema Penal, também não às cumpre na educação, saúde e segurança, prova disso estão nos dados da Depen que cita 91% da população carcerária não ter concluído o Ensino Médio e nos dados do IBGE 49,25% da população brasileira maiores de 25 anos não tem o Ensino Médio completo, sendo assim se tivéssemos mais pessoas com esta formação concluída, menos pessoas estariam superlotando os cárceres do nosso sistema.
Concluindo, todos nós funcionários públicos queríamos poder agir dá melhor forma, agindo com maior rigor contra a criminalidade, logrando êxito no cumprimento de nossas funções, colocando à ordem e a disciplina dentro do Sistema Penal e quem sabe até reeducar alguém, mas para isso precisamos de condições (automatização, detectores de metais, scanners Corporais e bloqueadores de celular) que nos traga motivação e entusiasmo, pois seria um prazer poder retirar a administração deste sistema das mãos de membros de facções criminosas, podendo após alguns investimentos e medidas e passar realmente a administrar o sistema penal, pois estamos cansados, prova disso é ver hoje em dia, com a criação destes novos e pequenos celulares e as novas regras de revista que não inibe ao tráfico, ver estes itens tão facilmente chegando à mãos dos reclusos e fazer blitz todo mês, retirando celulares e drogas que no sábado e domingo retornam aos pavilhões é um ciclo interminável, que apenas nos envergonha e nos desmotiva mais ainda, pois muito suamos tanto em uma blitz e sem suor algum tudo retorna para dentro dos presídios, isso só seria resolvido cortando o mal pela raiz, mas enquanto isso não vem a ocorrer devido à falta de medidas do governo, peço a todos vocês meus companheiros que venham a continuar suando, se motivando a mudar ao menos o seu setor de trabalho, fazendo o melhor de vocês, distribuindo ideias e informações, ajudando até aqueles que não te ajudam, não para que o Estado use de seu trabalho em benefício próprio, mas para que tenhamos mais segurança, que nos garanta o direito de viver, para que tal como hoje viveremos a virada para o ano 2017, possamos viver muitas outras viradas. Suspirem esperança e fé, pois verba federal chegou, até mesmo em momentos de crise e quem sabe até um tal de ALE podemos vir a receber em 2017. Feliz Ano Novo. 

Anderson Gimenes.

Ajude este Agente e Escritor mostrar a uma parcela maior da sociedade a nossa realidade:

4 comentários:

  1. Parabéns Anderson Gimenes, pelos seus comentários; aliás, meus parabéns por tudo que tem feito no sentido de tentar abrir os olhos de muita gente na sociedade quanto ao sistema prisional paulista e brasileiro.
    As vezes fico me perguntando se vc fica dando "murro em ponta de faca, chovendo no molhado", etc, etc... Qual o percentual de pessoas que acessam esse blog irão ler sua matéria na íntegra???? Será que os comentários que são totalmente pertinentes chegarão às pessoas que devem chegar???

    Mas, independente disso vc está de parabéns e faz o que muitos de nós deveríamos fazer.
    Vejo que vc faz com prazer e com vontade de ver as coisas melhorarem, faz com o coração e isso deve ser respeitado.
    Grande abraço, FELIZ ANO NOVO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tal como diz a mensagem, suspiro esperança e fé, pois pretendo um dia ter orgulho dá minha profissão é do que faço. Muito obrigado pelos elogios e gostaria de conhecer este comentador e poder responder as suas perguntas. Abraços.

      Excluir
  2. O Blog é visto no Estado SP e meu primo AGEPEN/PR acompanha geral. Problema leitura, que fará diante do odio pela leitura so brasileiro . Fiz minha parte retransmiti aos amigos do CDP q haviam lido. Parabens e feliz 2017! Ao Marcelo por não abrir espaçõ pessoas publicarem na pagina quanto mais melhorrr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar! Quem sabe através de sua postagem outro leitor devamos ter conquistado, pois é de milho em milho que se enche o papo dá galinha.

      Excluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.