10 março 2017

Mulheres enfrentam 'Desigualdade de Direitos' proibidas de fazer DEJEP ?



      A desigualdade de gênero bem presente, justamente na semana do Dia Internacional da Mulher   casos chocantes fazem parte do cenário bem próximo, raízes egoístas, promovem no ambiente de trabalho a desigualdade entre homens e mulheres. 


      A DEJEP, quando regulamentada não fez distinção de gênero,  sendo direcionada aos Agentes de Segurança Penitenciária( Masculino ou Feminino) . Com a superlotação, ambos são afetados. Mas, nas ou na unidade(s), o cerceamento desse direito é constante, pedidos internos para reaver esse direito ceifado são constantemente negados ? Passam para instâncias hierárquicas superiores e  as soluções parecem se distanciar, será ? Apure-se. Mais estarrecido isso acontecer em pleno século XXI.


     Contudo, mensagens e homenagens no Facebook, murais e cartazes, não mudam conceitos, se quiser fazer a diferença, seus atos precisam ser coerentes e condizentes. As mulheres, ao longo de décadas lutaram pela 'igualdade de direitos', demostrando sua capacidade de ser ainda melhor. Inamissível dúbia interpretação, a consciência humana deve prevalecer,  jamais permitir retroceder humanamente, isso é o que nós torna especial. 

Marcelo Augusto

25 comentários:

  1. Com muito trabalho conseguimos na unidade, minha amiga disse onde trabalha nao deixam fazer nao entendo porque essa cultura machista, secretário nao deve saber pois respeita sexo feminino.

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo. Mulheres sofrem mas nao desistem jamais.

    ResponderExcluir
  3. Mario Agente Penitenciario10 de março de 2017 às 05:30

    Movimento na frente da unidade pra denunciar na midia essa patrica machista resolve problema rapidinho. Na PM o machismo enraizado secular nao tem problemas com diária vamos ter ?????!!!??? Eu sei uma unidade perto Marilia passa por isso, pelo amor nehhhh!! Sou homem não animal...sabias palavras Marcelão retroceder humanamente só animais força fator diferença

    ResponderExcluir
  4. É muito triste ver nossas funcionárias serem tratadas desta maneira...o machismo e o preconceito existem sim na SAP!!essa unidade que o amigo Mario está citando é a única a não deixar as funcionárias colocarem seus nomes no DEJEP!!

    ResponderExcluir
  5. ****MARCOS NETO******** GOSTARIA QUE PUBLICASSE ALGUMA NOTÍCIA SOBRE AS AGENTE DE SEGURANÇA FEMININA DE 2013 QUE AINDA NÃO ESCOLHERAM VAGAS E CONTINUAM PROVISÓRIAS EM UNIDADE PRISIONAIS DE SÃO PAULO, ENORME DESRESPEITO DA SAP PELO FATO DESSA SITUAÇÃO JÁ DURAR 01 ANO E 05 MESES, AS UNIDADES NOVAS ESTÃO SENDO PREENCHIDAS COM LPTE E AS ASPS PROVISÓRIAS AINDA CONTINUAM SEM DESTINO.

    ResponderExcluir
  6. Isso é parte dessa cultura machista que tentamos combater dentro do sistema. Muitos dizem que o trabalho da mulher em uma penitenciária masculina é dispensável... Quantas vezes já ouvimos dos próprios colegas de trabalho que mulher só trabalha no fim de semana?

    ResponderExcluir
  7. Realmente é muito triste perceber que esse tipo de coisa ainda acontece. Conheço essa unidade e realmente as meninas lá não podem fazer.

    ResponderExcluir
  8. Escuta nao to entendendo os homens podem fazer e as mulheres não ???

    ResponderExcluir
  9. É ISSO MESMO CARO AMIGO (A)!AS MULHERES NÃO PODEM FAZER E OS HOMENS FAZEM DESDE QUE O GOVERNO LIBEROU!E O PIOR É QUE OS DIRETORES SEMPRE ACHAM QUE É DE FUNDO ¨PESSOAL¨...E NA VERDADE É UMA SITUAÇÃO SIMPLES QUE VIROU ESSA LUTA...AS AGENTES FEMININAS TEM QUE APOIAR AS MUDANÇAS.E PARABÉNS MARCOS PELO ESPAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha, mas o espaço é nosso. Devemos utilizar o inteligência para conscientizar as mentes mais fechadas, contra as injustiças. Abraços

      Excluir
  10. Com o devido respeito. Em unidade feminina não sei como e, mas em unidade masculina se não tiver necessidade não tem que fazer mesmo. Dejep deve ser usada conforme a necessidade dá unidade. Onde trabalhei não existia necessidade e elas não faziam, nem sequer no fim de semana pois o pessoal do plantão dava conta. A demanda maior de funça era durante a semana que as oficinas e demais atendimentos ocorriam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então na unidade masculino onde elas executam os trabalhos não tem necessidade? Nas unidades que trabalhei elas fazem DEJEP e ajudam muito o plantão, mensurar a necessidade é algo complicado, quem executa tarefa teria mais propriedade para dizer, numa unidade super lotada pensar que o trabalho não dobrado, deficit servidores, é errôneo.

      Excluir
    2. Mas, para evitar celeuma, o DEJEP foi instituto para todos Agentes Penitenciários, lista continua, bem especificado.Deve ser seguido, se há necessidade, devemos ir em busca de completar o quadro de servidores e respeitar a quantidade de presos. Tenho minha opinião sobre o DEJEP, ajuda porque nosso salário é baixo e estamos 31 meses sem reajuste, mas o deficit sempre esteve lá, não se pode tampar sol com peneira.

      Excluir
    3. Folga, nesse ambiente de trabalho é necessário. Carga de strees e trabalho é alta e a longo prazo os males serão inevitáveis. Foco, salário justo, com condições de trabalho.

      Excluir
  11. Em uma das Unidade aonde eu trabalhei às mulheres também não faziam, pois conforme comentaram acima os critérios para liberação amparam se na necessidade e não na vontade de sanar interesses pessoais, por isso que o DS não autorizava. Mas concordo que cada caso tem que ser analisado devido as particularidades locais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Unidade é essa?

      Excluir
    2. Os colegas que citam que já trabalharam em unidades onde a mulher não faz dejep poderiam citar os nomes das mesmas. Assim saberíamos se realmente isso ocorre com frequencia.

      Excluir
    3. Gostaria também de saber dos dois amigos que acham certo quais são essas unidades que as meninas não podem fazer o dejep. Vamos ver se procede.

      Excluir
    4. Pesquisei e encontrei uma unidade que enfrenta este problema, gostaria de saber qual unidade se refere, ou é uma auto-defesa. A determinação é clara, dúbia interpretação pode ser resquícios de machismo, é triste em pleno seculo XXI estarmos vivenciado isto em órgão público.

      Excluir
    5. As Agentes femininas buscam seu direito amigavelmente para não expor isso fora da secretaria, vejo isso como amore respeito a profissão. Mas pra que criar essa celeuma, dê o direito pra quem faz jus, infelizmente já saíram prejudicadas.

      Excluir
  12. Independente de precisar ou não a lei não faz discriminação de gênero, os diretores que adaptem os postos enquadrando as agentes femininas neles.

    ResponderExcluir
  13. E outra.... nas unidades femininas os homens também fazem ok. Mesmo porque a lei está sendo CUMPRIDA, pois, no decreto não específica masculino ou feminino, o decreto classifica agente de segurança penitenciária e fim. Como as oficinas funcionavam antes do dejep ?? Ficavam sem funcionários ? Faz me rir. Isso é clara e especificamente cultura machista SIM.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.