10 junho 2019

Agentes realizam treinamento para acautelamento em pistola .40 no PR



Os 60 agentes penitenciários concluíram o treinamento para habilitação e receberão as pistolas modelo TH 40 Taurus




Postado em 07/06/2019 às 11:34 | Atualizado há 3 dias às 15:25

Habilitação ocorre de forma inédita em todo o Paraná (Foto: Divulgação / Depen)



O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) realizou a última fase do treinamento para habilitação institucional para o uso e porte na pistola calibre 40, que será entregue por meio de cautela aos agentes penitenciários do Paraná.

Os agentes penitenciários que passaram para a última fase da habilitação (atividades práticas e o teste de aptidão de tiro), também tiveram que apresentar laudo com avaliação psicológica e serem aprovados na prova teórica. As instruções ocorrem em todo o Paraná e contou com instrutores de tiro do Setor de Operações Especiais (SOE).

As instruções práticas e teste de tiro ocorreram em Cruzeiro do Oeste desde segunda-feira (03) e terminaram no dia (6). Cerca de 60 agentes da Peco receberão pistolas calibre .40. “Os agentes penitenciários aprovados em todas as fases deste treinamento irão receber para o uso pessoal, pistola modelo TH 40 Taurus, para que possam portar de forma velada, ou seja quando estiverem fora do local do trabalho", informou o agente penitenciário, Luciano Brito, Coordenador Regional do Depen em Maringá e Chefe do SOE Maringá.

Brito salienta também que "a profissão de agente penitenciário é de alto risco, e o profissional precisa portar arma de fogo para a sua defesa pessoal, isso ocorrerá de forma inédita em todo o Paraná".

Já para o diretor da Penitenciaria Estadual de Cruzeiro do Oeste, agente penitenciário Arnobe Leme dos Reis, este momento é fundamental. “Estamos qualificando o agente penitenciário e dando mais condições de trabalho e segurança", salientou.

As 2,8 mil pistolas foram adquiridas pelo Paraná por meio de licitação com investimentos de 6,9 milhões de reais oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), a empresa vencedora foi a Taurus e o modelo que será adquirido foi a TH 40 Hummer.

3 comentários:

  1. São Paulo devia seguir o exemplo. A SAP é uma vergonha alem de fazer o agente comprar a arma ainda demora para emitir o porte. E depois falam que são o exemplo do Brasil em segurança penitenciaria, só se for o exemplo negativo.

    ResponderExcluir
  2. Em SP se for possível o governo tira o pouco do direito que os agentes tem. Colocaram um secretário na sap que n conhece o sistema. Isso n foi por acaso. Até agora n ouvi fala nada de bom que esse secretário fez para a categoria. Os sindicatos tbm. Só areia no guarda.

    ResponderExcluir
  3. Aqui na terra dos Bandeirantes jamais chegará! Nem adianta sonhar, porque seria um gasto de neurônios à toa!

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.