17 junho 2019

Diretores do DEPEN e SPF fazem visita técnica em presídios paulistas


Nessa visita, foi apresentado o sistema de portas automáticas criado pelo Agentes Penitenciários de São Paulo, bloqueadores de sinal e a estrutura de um novo presídio que será inaugurado em setembro


Publicado: 14/06/2019 23h22
Última modificação: 15/06/2019 00h23



São Paulo 14/06/2019 - O diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional – Depen, Fabiano Bordignon, e o diretor do Sistema Penitenciário Federal – SPF, Marcelo Stona, foram recebidos para uma visita técnica pela equipe do Coronel Nivaldo Restivo, Secretário de Administração Penitenciária de São Paulo.



Na quinta-feira (13/06/2019) foi possível conhecer o Centro de Readaptação da cidade de Presidente Bernardes - CRP, dedicada integralmente ao regime disciplinar diferenciado -RDD com 160 celas individuais. Na Penitenciária de Presidente Bernardes, vizinha do CRP, foi possível conhecer o excelente sistema de automação de celas, desenvolvido por Agentes Penitenciários de São Paulo desde 2013 e presente em 127 unidades do Estado.

Na sexta-feira a visita iniciou na Penitenciária I de Presidente Venceslau, destinada ao cumprimento de sanções disciplinares no Estado, Coordenação Regional Oeste (que cuida de 42 unidades) estande de tiro, canil regional e a PII do mesmo município.

Na P2 de Venceslau a equipe presenciou exercício e treinamento do Grupo de Intervenção Rápida - GIR, equipe tática especial destinada a ações de controle prisional. Na unidade também foi apresentada a tecnologia de bloqueio de celulares, relevante para aprimoramento dos controles e presentes em diversas unidades Paulistas.



No município de Caiuá visitou-se o Centro de Detenção Provisório - CDP, destinado a presos sem condenação, com portas de celas e de inclusão de presos totalmente automatizadas.

“A automatização é uma tecnologia importante para o melhor controle prisional, pois evita que 

servidores sejam feitos reféns em rebeliões, por exemplo, além de otimizar a gestão prisional, garantindo mais rendimento e conforto no trabalho dos servidores prisionais. O desenvolvimento da tecnologia por Agentes demonstra que a solução para as prisões vem de dentro das unidades, pelo esforço dos servidores e gestores comprometidos”, avaliou Fabiano Bordignon pelo DEPEN.

Ainda no CDP de Caiuá, os diretores do Depen presenciaram o treinamento com cães de contenção que era realizado pelos Agentes de Segurança Prisional. Em setembro, o Estado inaugurará o Centro de Detenção Provisória de Caiuá II, uma obra que foi realizada com recursos do Fundo Penitenciário (Funpen) e do Estado. São Paulo possui mais 10 unidades prisionais a serem inauguradas gerando a metade das vagas previstas pelo DEPEN (mais de 10.000 somente em SP).

Participaram da visita técnica o Coordenador Regional Oeste da SAP, Roberto Medina, Rodrigo Andrade Diretor da unidade de Caiuá I, Malvino Fahl, Diretor da P2 Venceslau, Everson Gardenal, Diretor da Penitenciária Presidente Bernardes e Luciano Orlando, Diretor do Centro de Readaptação Penitenciária – CRP.

O objetivo dessa visita foi conhecer boas práticas no sistema penitenciário paulista e também a estrutura física de unidades. A automatização de celas empregado em São Paulo será levado ainda neste ano para os Presídios Federais, mediante parceria da SAP com o DEPEN, com possibilidade de replicação da tecnologia para os demais Estados mediante cooperação entre os entes da federação e recursos do FUNPEN.

São Paulo possui 182 unidades prisionais e uma população carcerária de 233.375 internos.

Serviço de Comunicação Social do Depen



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.