19 agosto 2014

Estado constrói ala de semiaberto em presídio feminino de Tremembé


Novo espaço terá capacidade para abrigar até 78 presas na P-1.
Condição possibilita que detentas trabalhem fora da prisão.


Penitenciária feminina de Tremembé vai ter ala
de semiaberto. (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)

O governo de São Paulo está construindo uma uma ala que abrigará detentas no regime semiaberto na penitenciária feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier, conhecida como P-1 de Tremembé, no interior de São Paulo. Atualmente, o presídio abriga apenas detentas que cumprem pena no regime fechado.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o novo espaço terá capacidade para abrigar 78 detentas que cumpram pena em regime semiaberto. Além de poder trabalhar durante o dia e só voltar para dormir no presídio, os detentos em regime semiaberto têm direito a cinco saídas temporárias no ano - Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dias das Crianças e Natal e Ano Novo. Mesmo no regime, todas os benefícios devem ser autorizados pela Justiça próximo à data. Em caso de mau comportamento, o benefício pode ser suspenso.

A P-1 tem atualmente abriga 210 detentas, entre elas, nomes envolvidos em casos de grande repercussão na mídia, como Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga e Anna Carolina Jatobá. Na última semana, Suzane, que foi condenada a 39 anos de prisão por matar os pais em 2002, foi beneficiada com o regime semiaberto durante o restante da pena pelo crime. A detenta ainda aguarda abertura de vaga para cumprir pena em regime semiaberto. O Ministério Público recorre da decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.