05 agosto 2014

Penitenciária de Porto Feliz recebe detentos a partir da próxima semana, Cruzeiro do Sul



Unidade inaugurada nesta terça-feira possui ambulatório, sala para atendimento dentário e celas para visitas íntimas






A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), inaugurou em cerimônia na manhã desta terça-feira (5) o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto feliz, com capacidade para abrigar 1.080 reeducandos em regime semiaberto, destinado a atender a demanda de vagas prisionais. O custo da obra é de R$ R$ 59.019.114,77 e inclui espaços específicos para atendimento médico, dentista e visitas íntimas. A unidade passa a receber detentos a partir da próxima semana.


A inauguração contou com a presença do secretário de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Lourival Gomes, que guiou uma visita monitorada pelos setores da penitenciária.

Ao falar sobre a 160ª unidade prisional construída no Estado de São Paulo, Gomes ressaltou que os moradores de Porto Feliz não precisam temer o funcionamento do Centro de Progressão Penitenciária (CPP). "A população verá que isso não é o que se pensa, pois aqui estão seres humanos, que por uma razão ou outra praticaram alguma ação penal e foram presos. Não há sentido pensar que isso vai tirar a tranquilidade", conta.

O prefeito de Porto Feliz, Levi Rodrigues Vieira (PSD), também defendeu o Centro de Progressão Penitenciária durante a inauguração. "Reconhecemos a necessidade de implantação de unidades prisionais, com proposta de atender a demanda de vagas e melhorar as condições de segurança pública tão reivindicada pela população." O posicionamento de Vieira é bem diferente do ex-líder do executivo de Porto Feliz. Em 2012, o então prefeito Claudio Maffei (PT) caminhou duas vezes até São Paulo para tentar impedir a construção do CPP.

Esta é a 15ª unidade prisional do Plano de Expansão e a segunda a ser entregue em 2014. A unidade é a primeira da região exclusivamente para presos que cumprem pena em regime semiaberto. O CPP está localizado em zona rural, na Estrada Municipal Porto Feliz/Rafard, s/n, no município de Porto Feliz.

O novo CPP foi projetado para oferecer oportunidades de ressocialização através do trabalho/estudo e demais condições estabelecidas na Lei, pois possui pavilhão de trabalho e serviços como cozinha industrial, salas de aula e setor de saúde. O prédio é circundado por alambrados e construído fora do perímetro urbano.

A nova estrutura é construída com base em projetos de engenharia que, segundo a SAP, visam pelas boas condições de custódia dos presos - com foco na segurança e na ressocialização - e com infraestrutura para abrigar atividades laborais e educativas.

A unidade possui oito galpões de trabalho, setor de saúde, lavanderia, cozinha, salas de aula, sala de leitura, celas para visita íntima, capela, espaço de múltiplo uso, sanitários para visitantes, barbearia, refeitório de reeducandos, playground, quadras poliesportivas, praças, alojamentos e horta e oficina de manutenção de veículos.

Os alojamentos constituem-se de prédios agrupados e comportam dois cadeirantes por alojamento. Nesta unidade prisional, os esgotos sanitários serão tratados em sistema compacto, instalado nos limites do terreno. O atendimento à demanda de água será realizado por meio de quatro poços tubulares profundos.

Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/562604/penitenciaria-de-porto-feliz-recebe-detentos-a-partir-da-proxima-semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.