06 agosto 2018

Sindespe já busca medidas para solucionar estrada de acesso à Penitenciária de Mairinque


Estrada de acesso à Penitenciária de Mairinque, em meio a vegetação densa e sem asfalto coloca em risco a segurança pública

EM MEIO A LAMA E PONTOS DE EMBOSCADA A ESTRADA DE ACESSO À PENITENCIÁRIA DE MAIRINQUE COLOCA EM RISCO A SEGURANÇA PÚBLICA

Há uma semana agentes prisionais vêm procurando o Sindespe para relatar problemas estruturais no acesso a Penitenciária de Mairinque inaugurada em 2015 e que não possui via de acesso asfaltada.

As imagens são muito preocupantes, bem como os relatos. O problema se agrava quando chove, a lama toma conta do trajeto onde as viaturas constantemente atolam e os presos em alguns casos precisaram ser retirados do veículo atolado e fazer o caminho a pé até a unidade prisional, o que vulnerabiliza a escolta e facilita situações de emboscadas.


O caso se arrasta desde 2015 a unidade foi inaugurada sem essa estrutura básica e não tem mais espaço para riscos. O fato se tornou público e notório, após várias reclamações feitas pelos agentes ao governo do Estado e prefeitura municipal sem que houvesse uma posição efetiva.

RELATOS ENVIADOS


De acordo com um dos agentes “esses dias em um plantão a noite, o bonde retornando do fórum não subiu, foi preciso nós irmos até o local com a ambulância na parte de cima da estrada e sacar os presos do bonde, levando eles andando na lama até a ambulância para chega na penitenciária e o bonde foi deixado na base da polícia rodoviária de Alumínio na raposo”.

“Hoje (06/Ago) para chegar na unidade os funcionários estão sendo transportados no bonde, uma ranger 4×4” relatou outro agente no fechamento desta matéria.



MEDIDAS TOMADAS


O Sindespe desde sexta-feira (03/Ago) tem entrado em contato com a Prefeitura Municipal de Mairinque e fomos informados de que a verba já está empenhada para a obra, contudo o período eleitoral dificulta a realização da obra.

O presidente do Sindicato Antonio Pereira Ramos está agendando uma audiência com o Prefeito Municipal para tratar o assunto e o Sindespe de antemão já encaminhou pedidos ao Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público e Juiz da Comarca de Mairinque para que apresentem parecer favorável a realização da obra em caráter de emergência, justificando o risco a segurança pública quando da vulnerabilidade que a falta de asfaltamento causa as viaturas de escolta de presos em um possível plano de resgate e até mesmo risco a vida dos agentes em uma emboscada nessa via de acesso.

“Acreditamos que isso possa se resolver o quanto antes, estamos em contato com a prefeitura e vamos falar com o governo do estado sobre a situação, é um problema que tem que ser resolvido de forma conjunta entre estado e município com o apoio do ministério público, tribunal de contas e justiça. Não queremos que o pior aconteça e estamos reforçando o que se tornou público, para tentar evitar que Mairinque entre no noticiário por demora na gestão pública em se fazer o básico que é asfaltar o acesso a uma área de segurança” disse Antonio Pereira Ramos, presidente do Sindespe.

Há cerca de uma semana o Sindespe em igual esforço conseguiu junto a Prefeitura Municipal de Sumaré melhorias na estrutura de iluminação que da acesso ao Centro de Ressocialização de Sumaré e é papel da entidade sindical denunciar questões estruturais relativas as unidades prisionais e situações que coloquem em risco a integridade física dos seus representados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.