04 agosto 2018

Agente penitenciário é agredido por preso na PI de Mirandópolis, segundo Sifuspesp


Publicado: 04 Agosto 2018




Um agente de segurança penitenciária foi agredido por um detento na Penitenciária “Nestor Canoa” de Mirandópolis I, na sexta-feira (03/08). O fato ocorreu na chamada “hora da tranca dos cadeados”, ou seja, no momento de fazer a contagem de presos para o retorno às celas do Raio 5, já que nesta unidade prisional as travas são automatizadas.

Segundo a informação de servidores, na ocasião, um dos apenados estaria “alterado” e teria chamado o agente que ao verificar o que estava acontecendo, teria agarrado o agente pelo pescoço e quebrado uma marmitex no rosto do servidor. Apesar de não ter sofrido trauma com pouca profundidade, o servidor encontra-se psicologicamente abalado.

A hora da tranca é geralmente um dos momentos mais tensos dentro de uma unidade prisional, quando o agente encontra-se mais vulnerável, já que o número de presos por funcionários é muito maior que o recomendado para a segurança do trabalhador. Por essa razão, a possibilidade de uma agressão ou mesmo princípio de rebelião acontecer é maior.

O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (SIFUSPESP) esteve presente na unidade por meio de seus diretores de base para dar o devido respaldo em apoio ao servidor agredido. Todos os cuidados junto a diretoria foram tomados, assim como os procedimentos administrativos neste tipo de ocasião.

6 comentários:

  1. A automação das celas proporcionou mais segurança aos agentes, as agressões diminuíram, se implantassem o CIR's atuante garantiria plenitude da integridade nesses procedimentos diários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não devemos nunca subestimar esses lixos!!!

      Excluir
    2. De acordo, acredito que todas penitenciarias deveriam ter um CIR para dar apoio nas aberturas e fechamentos e demais procedimentos.

      Excluir
  2. Essa unidade ela é automatizada ou não?

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente isso acontece, se fosse aocontraao c o funcionário já teria ido pro papel, e ai vinha direitos humanos, e o funcionario estaria ferrado.

    ResponderExcluir
  4. Concordo mas para a implantação das "CIRs" precisariam a contratação de mais Agentes, pois mesmo sabendo que necessitam de poucos Agentes para a criação de uma CIR o primordial é a contratação de mais agentes todos os nossos problemas esbarram na falta de vontade do nosso governo que o importante é não dar midia e dane se a falta de condições

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.