11 agosto 2020

Covid-19: Penitenciária de Franca, SP, tem 94 presos e 20 servidores infectados, diz SAP

Pasta estadual anuncia reforço nas medidas de higienização e descontaminação dos pavilhões. Nesta semana, o diretor de inclusão da unidade morreu por complicações da doença.



Por G1 Ribeirão Preto e Franca
06/08/2020 15h26 Atualizado há 5 dias







A Secretaria de Administração Penitenciária confirmou nesta quinta-feira (6) que a Penitenciária de Franca (SP) tem 94 presos infectados pela Covid-19 e 20 funcionários com exames positivos para a doença.

Todos os detentos diagnosticados com o novo coronavírus são do Pavilhão Habitacional III. Do total de infectados, três já foram curados e voltaram ao convívio social. Outros 91 ainda estão ativos para a doença e cumprem isolamento na própria unidade prisional.

Já entre os servidores, sete já se recuperaram, 12 estão afastados e um morreu por complicações da doença. A vítima é o diretor de inclusão Paulo Roberto Santos, de 38 anos, que faleceu na quarta-feira (4).

Além desses funcionários, a Penitenciária de Franca tem dois trabalhadores que ainda aguardam os resultados dos testes para a Covid-19. Eles apresentaram sintomas da doença e estão afastados das atividades.


Penitenciária de Franca (SP) — Foto: Reprodução / EPTV


Medidas sanitárias


De acordo com a SAP, a partir desta quinta-feira, todos os pavilhões e as celas passarão por processos de descontaminação para combater o avanço do coronavírus entre detentos e funcionários.

Em relação aos servidores, a pasta afirma que há fornecimento de material de proteção individual, como máscaras, luvas, aventais e produtos para limpeza das mãos e ambiente de trabalho.

“Também é feita diariamente pulverização com hipoclorito de sódio em todas as dependências do presídio”, diz o comunicado.

Uma nova testagem para os servidores está prevista para ocorrer na sexta-feira (7), segundo a SAP.

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde Franca, divulgado na quarta-feira (5), o município tem 1.615 casos de Covid-19 e 42 mortes causadas por complicações da doença.


Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca

2 comentários:

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.