04 agosto 2020

Detento tem os dedos decepados em cela superlotada ao prender as mãos em porta automática em SP



Segundo apurado pela reportagem, ele continuou com as mãos para fora mesmo após o anúncio de fechamento automático dos portões.



Por G1 Santos

04/08/2020 10h38 Atualizado há uma hora




Centro de Detenção Provisória de São Vicente, SP — Foto: Divulgação/SAP



Um detento, de 26 anos, do Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Vicente, no litoral de São Paulo, teve as pontas de três dedos da mão esquerda decepadas após o fechamento automático de uma das celas. Um boletim de ocorrência foi registrado como lesão corporal culposa (sem intenção). As informações foram obtidas pelo G1 nesta terça-feira (4).


O acidente aconteceu quando os detentos retornavam para suas celas depois de participarem de uma teleaudiência. Segundo informado por um agente penitenciário à Polícia Civil, a vítima permaneceu com a mão na porta mesmo após ser anunciado o fechamento automático. Ele ainda informou que, pelo número excessivo de presos, não conseguiu perceber o que estava acontecendo.


O detento foi imediatamente encaminhado para o Hospital Municipal de São Vicente (antigo Crei), onde recebeu os atendimentos necessários. Não há informações sobre a gravidade dos seus ferimentos nem quando ele foi liberado.


Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) confirma que o detento teve os dedos mutilados após permanecer com a mão na área de fechamento da porta, mesmo após o aviso sonoro. Informa ainda que foi registrada a ocorrência no 3º DP de São Vicente e aberto Procedimento Apuratório Preliminar para elucidação dos fatos.



Sobre o excesso de presos, a SAP salienta que o Governo de São Paulo vem adotando medidas que vão além da construção de presídios, como o incentivo à adoção de penas alternativas ao encarceramento. A Secretaria também apoia a realização de audiências de custódia, que tem colaborado para reduzir o número de inclusões de pessoas presas em flagrante no sistema penitenciário.


"Em 2019 inauguramos cinco unidades prisionais e outras oito estão em construção, sendo que sete dessas serão inauguradas ainda em 2020. Com o aumento dessa infraestrutura, quase sete mil vagas serão incorporadas ao sistema penitenciário paulista". O CDP de São Vicente tem capacidade para 842 detentos, mas conta com uma população prisional de 2.273 pessoas.

Um comentário:

  1. provavelmente o estado vai aposentar o vagabundo. se fosse trabalhador nem atestado iria pegar.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.