29 agosto 2020

"Não me surpreende como um humano pode ser tão desumano" - Marcelo Augusto

Salva de tiros de policiais penais em enterro de agente morto por Covid-19 — Foto: TV Globo/Reprodução Foto do enterro do policial penal do DF
"Não me surpreende como um humano pode ser tão desumano a tal ponto de não poder compará-lo com um animal." 




A frase é de minha autoria, caiu na mente após saber que um déspota - segundo o dicionário DICIO Déspota significa : Que chefia, dirige ou governa de modo completamente autoritário; tirano, autoritário, antidemocrático -    fato à apurar, ameaça colocar a disposição o pessoal do grupo de risco afastados para preservar sua vidas na pandemia. O motivo "desconhecido", ao menos por mim e amigos,  foi encarado como uma batuta para pressionar a voltarem ao trabalho, e se exporem ao risco de vida.

Milhares de vidas perdidas no Brasil, mais de vinte de sete servidores mortos por covid-19 -Coronavírus - são motivos plausíveis para pensar em salvar vidas, só quem viesse de Marte poderia achar que o risco não é iminente. O afastamento tem amparo por decreto estadual, ratificado pelo superior da pasta, ponto encerrado.

Quem de direito representa esse pessoal deve agir para que possíveis abusos não aconteçam ou/e sejam adotados por outros. Confesso, reluto a acreditar em tanta falta de empatia.

Não é possível num estado democrático de direito ser omisso a ação de déspotas, principalmente num momento tão triste escrito em nossa história.

Essa é minha opinião salvo melhor juízo. 

Marcelo Augusto Alves Carvalho



5 comentários:

  1. Verdade seja dita nosso serviço sempre foi insalubre e agora mais que nunca o risco em nosso meio com os vulneráveis são incalculáveis...

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS MARCELO! Já vemos atitudes assim nas unidades com alguma frequência hoje. Escutamos "meteu o louco" de parceiros de trabalho e até do próprio chefe. É legítimo o afastamento, uma ferramenta decente apresentada aos que fazem frente a pandemia, agora com o tempo de progressão suspenso como prêmio. Acredito que a CAUSA da categoria como qualidade de vida e respeito no trabalho sempre cai por terra mediante tanta ignorância e traição, diria mais, um GRANDE tiro no pé. Como diz o jargão 'O guarda só dá novidade' e por isso não sai da m.... Talvez seja a hora de começar a fazer um boletim de ocorrência contra quem profere ou reproduz a injúria contra o funcionário em seu direito. É uma medida legal e também muito legítima do ponto de vista moral. Quem sabe assim tiramos um pouco da voz do déspota de dentro da cabeça de cada "muy amigo" no trabalho. Lamentável ver um guarda que ocupa a posição chefe agindo assim. Pior ver um guarda subordinado concordando com ele agindo assim, pois é contra ele próprio enquanto subordinado e o chefe contra a categoria.
    MUITO OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  3. Seu indignamento origina no fato de achar que os patrões ou governantes nós enxergam como humanos,trabalhadores ou funcionários quando já verdade para os patrões ou estado, somos somente um número. Olhando dessa forma fica fácil de ver que eles vêem as baixas pela pandemia como (-1) e não como óbitos, e o retorno daqueles do grupo de risco como (+1) e não como uma vida em risco. Saibam que o estado não está nem aí por vcs meus companheiros do grupo de risco e por favor não se arrisquem por uma instituição que os encara como um número a mais (ou a menos).

    ResponderExcluir
  4. Só não falta no bico viu, porque lá não tem desculpa.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.