26 agosto 2020

"Nem valorizados, só cobrados!"


Começa mais um dia de inverno no fundo de uma carceragem num presídio no meio do nada. Sou o Marcio, me chamam de MA, trabalho de agente da policia penal. Amanhece uma quarta-feira não tão gelada,  chego ao ambiente de trabalho que perduro por oito longos anos, os dias neste local parecem eternidade e sobreviver é uma vitória. 

Cumprimento o agente do plantão noturno:

- Bom dia, irmão. Como foi o plantão?

- Cada dia pior, estávamos em cinco com o pessoal da portaria. -  Responde José 

- Hoje vou assumir dois raios e o portão de acesso, quatro postos ou mais. Osso! - retruca MA

Após contar dois pavilhões superlotados recebo a ordem do chefe para contar mais na gaiola a frente.  Queria dizer que não mas depois as coisas complicam, se precisar de algo acabo prejudicado. E vou contar mais, e mais um, até quando não é incerto. 

Fico nos postos, faço o trabalho de cinco ou mais. Logo chega o pessoal que faz extras nos dias de folga para ajudar e não vão ser suficientes para suprir o minimo necessário. 

Chegaram três agentes de extra, permanecem três postos descobertos. Um deles se aproxima e pergunta:

- Beleza, hoje tem mais funça que ontem. - Diz Luiz

- Nem me fale e só serviço que chega e aí de dizer não. -  Responde  MA

- Ontem vi no Facebook os aprovados concurso pedindo para serem chamados são mais de quatro mil; - Luiz

- Eu também assisti. To no limite tomando um monte de remédio. Até tempo de serviço não conta mais, só B.O. - lamenta MA

- Isso ai kamikaze . Trabalhávamos com  20 agentes onde hoje tem 2(dois) - Retruca o antigão Luiz

O dia prosseguiu com muito serviço e mais serviço. Advogado, oficial, atendimento diversos, e eu sozinho movimentando dezenas de apenados e contando com a sorte para não tentarem fazer coisas que viessem me prejudicar. Nesse lugar quebra galho cai na arvore, assumo três postos e se der algo errado não querem saber se estava sozinho ou se faltou efetivo, acham o lado mais fraco da corda e esse, geralmente, é o que mais trabalha. 

Logo a frente vejo o chefe pedindo agilidade nos atendimentos. Meu Deus, que dia não acaba!

Enfim, com as pernas doendo de tanto ficar em pé doze horas seguidas o sol vai se pondo e o plantão chegando ao seu fim. Meus dois pavilhões vão ter que esperar porque o turno que rende não tem gente para contar.  Aponta o chefe da noite para contar:

- Boa noite Marcio; 

- Boa noite Paulo, como vai;

- Cansado; - Responde Paulo

- Eu também, cansado fisicamente e psicologicamente. Não somos vistos nem lembrados. Nem valorizados, só cobrados! - exclamou Marcio que passava meia hora a mais do seu plantão tinha que fazer extra no dia seguinte para complementar a renda afetada pelo arrocho salarial de décadas. 


Marcio, sobrevive mais um plantão. 


Marcelo Augusto

25/08/2020

Ficções, meras ficções. Não é?

12 comentários:

  1. Que triste...faz lembra-me qd. Fechou a P.E. fui para F.C.....e trabalhava sozinha no quarto pavilhão....que desgaste....Tinha até febre.... Até hoje dependa de remédios

    ResponderExcluir
  2. É a realidade em todas penitas e cdp de SP. Quem está fazendo algo pra mudar esse quadro?

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente esta é a realidade em todas as unidades e pra sa "ta tudo bem ta tudo certo " até quando vai durar isso todos os funcionários estao esgotados e os que estao longe de suas casas e suas familias sofrem mais ainda e a sap ainda fala que antes de entrar voces ja sabiam que era assim e muito triste e desumano esta situaçao que estamos vivendo

    ResponderExcluir
  4. Puxa vida! Que texto, cara! E eu vou te falar o pior, outro dia mandei msg pro Coordenador da minha região pedindo diversas coisas, dentre elas: mais Agentes, Oficiais Operacionais, Administrativos... Sou só ASP! Não cheguei a diretor de nada! Não conheço pessoalmente o Coordenador (admiro ele, mas não conheço!). Enfim, fiz o pedido porque estou vendo a Segurança ser fragilizada em razão da falta de funcionários nós diversos setores e o desvio de Agentes. Isto não é o pior! Pior mesmo é imaginar que o Coordenador nao vai atender meus pedidos. Não atenderá, não porque não queira atender, mas porque além da falta de funcionários em todas as unidades, os aprovados em concurso não são convocados. E pior ainda é reconhecer que se eu fosse diretor geral e soubesse que lá no Departamento Pessoal, por exemplo, se eu não desviar um ASP pra trabalhar todos ficariam sem receber salário, não teriam férias... pq o ponto funcional, infelizmente ainda não se fecha sozinho! E são milhares de colegas que passaram em concurso pra ASP, AEVP, Enfermeira, Oficial Administrativo... emanuel-assis

    ResponderExcluir
  5. O asp tem que criar vergonha na cara e deixar de aceita ser tratado pior que preso enquanto o asp não criar vergonha na cara o negócio só vai piorar.
    Onde trabalho os asps fazem gozação com a situação calamitosa em que trabalhamos tiram sarro da própria desgraça ao invés de se organizar e não aceitar ser tratado pior que o preso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no CDP em campinas assumimos o plantão da noite, eu o chefe e mais um agente na carceragem e um agente na portaria, o agente da portaria fecha a porta da carceragem as 22 horas e abre as 4 da manhã quando chega o café. Ficamos em 3 agentes na carceragem com 1.800 presos

      Excluir
    2. Onde eu trabalho é a mesma sem-vergonhice.Quando eu me recuso a fazer escolta,trabalhar em mais de 1 posto, deixar de tirar minha hora de almoço ou trabalhar em desvio de função, sou taxado de"problemático".Mas 1.000 vezes um "problemático" do que um bunda mole.Sem guerra, sem mudança!!!

      Excluir
    3. Onde está a Corregedoria dos Presídios e o juiz da 1ª Vara Criminal pra que existem, o por que ganham seus ótimos salários? No que está sua atenção, o que ele lê e que noticias lhe incomoda?

      Excluir
  6. Usem o escudo que temos o livro ATA e relatem a falta de efetivo nos postos,se isso não ajudar na hora do B.O não sei o que pode ajudar,relatem tudo que está de errado não somente o cotidiano mas também as dificuldades

    ResponderExcluir
  7. Asp não são e nunca serão unidos.

    ResponderExcluir
  8. E mesmo assim tem um bando de pelego BUNDA MOLE que insiste em "ajudar" essa secretaria e seus DGs. por isso nunca melhora

    ResponderExcluir
  9. Reza uma lenda que há salinhas de 2x2m bem escondidas na adm que há 4 asp's pelegos sem fazer nada, assim é mole!

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.