12 julho 2020

ARTIGO: Deficit x LPT x Aprovados nos concursos - por Marcelo Augusto



Os pais não vieram buscar o aluno. E agora?


Marcelo Augusto
12/07/2020


O déficit funcional é enorme nos presídios, com os afastamentos dos grupos de risco as coisas ficaram piores e os servidores penitenciários tem que se desdobrar para manter as coisas rodando. Não é de hoje que os sindicatos alertam sobre os riscos iminentes do deficit , lembro uma vez que um representante disse que os " presídios são um barril de pólvora ". Se realmente for,  os excelsos servidores, também desvalorizados, sopram o pavio diariamente para que o carcomido não exploda.

É preciso abrir novos concursos ? Não, há vários em andamento. São cinco em que aprovados  estão ansiosos pela nomeação para poder somar forças. Vimos diversos atos pedindo que o governo efetue nomeações, deputados abraçando a causa dos aprovados, reuniões da casa civil,  aprovados acampados na frente da ALESP e muitas outras tentativas de sensibilizar da latente necessidade de preencher as vagas. Em um vídeo o governador chega a mencionar que irá doze inaugurar presídios e vai chamá-los. Coisas da política. Desde que assumiu o governo não teve nomeações.

Se os  milhares de aprovados nos concursos fossem chamados os que estão trabalhando fora de casa poderiam retornar ao "seio familiar" através da lista prioritária de transferência.  Esses dias falei com um amigo, está na lista desde 2011, não quis levar a família para a capital pelo baixo salários, pois teria que morar em locais arriscados. Preferiu viajar. Seu filho com sete anos não vê a hora do pai estar em casa todos os dias. Sinceramente, não consigo imaginar a dificuldade que é isso.  A esperança é voltar para casa este ano, desiderato do ano passado. E quem sabe do próximo. Torço para que não, é um bom profissional e merece cumprir sua missão próximo de casa.

Três situações que é trivial, não é segredo para ninguém. Ambas podem ser resolvidas com uma unica ação, e no final das contas que sai mais beneficiado é a sociedade.

E pergunto, o que falta ?





2 comentários:

  1. O esquema é "investir em ações".

    ResponderExcluir
  2. Falta Boa vontade, bom senso, falta respeito com o funcionário.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.