17 junho 2018

E Deus criou o AGENTE PENITENCIÁRIO...

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas



...Deus estava no sexto dia de horas extraordinárias, quando aparece um Anjo e lhe diz:
- Estás levando muito tempo nessa criação, Senhor! - O que tem de tão especial esse homem?
Deus respondeu:
- Tu já viste o que me pedem neste modelo?
Me pedem um AGENTE PENITENCIÁRIO preparado para todas as situações no ambiente do trabalho e nas ruas, como:


As ameaças dos presos, os governantes que utilizam o sistema carcerário para faturar uma grana extra, os direitos humanos, a família dos reclusos, os religiosos, os promotores de justiça, o juiz da Vara de Execuções penais, os chefes indicados por serem puxa-sacos e despreparados para a função. Ele tem que estar sempre em boa forma física para o dia-a-dia do no trabalho, quando sequer tem hora certa para comer; tem que estar preparado para não ser reconhecido nas ruas por um ex-detento, também, tem que possuir quatro braços, para poder dirigir sua viatura de transporte de presos ao hospital, delegacias ou fóruns, atirar contra criminosos que tentem o resgate do preso conduzido e ainda chamar reforço pelo rádio.

O anjo olha para Deus e diz:
- Quatro braços? Impossível!
Deus responde:
- Não são os quatro braços que me dão problemas e sim os três pares de olhos que necessita.
- Como assim? Pergunta o Anjo.
- Um par de olhos com raios-X, para descobrir o que os criminosos escondem nas celas e as visitas femininas nos órgãos genitais; outro par de olhos ao lado da cabeça para que possa cuidar de seu companheiro no momento que estiver executando algum procedimento com centenas de presos ao redor; e outro par de olhos que consiga perceber o início de uma rebelião
Neste momento, o Anjo diz:
- Descansa e poderás trabalhar amanhã.
- Não posso, responde Deus!
- Eu fiz um AGENTE PENITENCIÁRIO capaz de acalmar ou dominar um preso de 130 quilos, sem nenhum incidente, que desperte a ira dos Direitos Humanos, do juiz da Vara de Execução Penal, dos promotores de justiça, da família do próprio preso corrompido pelo sistema e que, mesmo ganhando uma miséria para o sustento da família, estará sempre pronto para morrer em serviço e com sentimento de honra correndo no sangue.

Espantado o Anjo pergunta a Deus:
- Mas Senhor, não é muita coisa para se colocar em um só modelo?
Deus rapidamente responde:
- Não, não irei só acrescentar coisas, também tirarei: Irei tirar o orgulho, pois, infelizmente, para ser reconhecido e homenageado ele terá que morrer nas mãos de um bandido, seja em um motim, acorrentado a um botijão de gás, ou nas ruas, depois de reconhecido por um bandido em uma falsa blitz. Ele também não irá precisar de compaixão, pois ao sair do velório de um companheiro, terá que voltar ao serviço e cumprir sua missão normalmente como se nada tivesse acontecido.
- Então ele será uma pessoa fria e cruel? Pergunta o Anjo.
- Certo que não! Responde Deus.
- Ao chegar a casa, deverá esquecer que ficou frente-á-frente com a morte, e dá um abraço carinhoso nos filhos dizendo que está tudo bem.
- Terá que esquecer o estresse no ambiente de trabalho e dá um beijo apaixonado na esposa.
- Terá que esquecer as ameaças sofridas na penitenciária e o desespero no final do mês quando perceber que o salário recebido não dá para oferecer uma boa educação escolar aos filhos, para no dia seguinte acordar e retornar ao trabalho, sem saber se irá voltar para casa novamente.

O anjo olha para o modelo e pergunta:
- Além de tudo isso, ele terá algum dom?
- Claro que sim! Responde Deus.
- Terá o dom de saber vigiar e cuidar de dezenas de presos de uma só vez, sem reclamar, dia e noite, qualquer dia da semana, inclusive Natal, carnaval, final de ano, semana santa, enquanto os demais mortais estarão com a família se divertindo.
- Terá o dom de suportar as cenas de crimes ocorridos nos motins ou brigas isoladas de presos e ao mesmo tempo consolar a família dos vitimados, e no dia seguinte ler nos jornais que AGENTES PENITENCIÁRIOS são insensíveis aos direitos dos presos.

Por fim, o Anjo olha o modelo, passando os dedos pelas pálpebras, e fala para Deus:
- Tem uma cicatriz e sai água. Eu te disse que estavas investindo muito nesse modelo!
- Não é água, são lágrimas? Responde Deus
- E por que lágrimas? Perguntou o Anjo.
Deus responde:
- Por todas as emoções que carrega no coração em consequência de um companheiro caído, por causa de um pedaço de pano chamado bandeira e em decorrência de um sentimento chamado justiça.
- És um gênio! Indaga o anjo.

Deus o olha, todo sério, e diz:
- Não fui eu quem lhe colocou as lágrimas.
- Ele chora porque é um homem como qualquer outro, querendo apenas o respeito e a consideração dos semelhantes.

Mariza, Edna

3 comentários:

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.