07 junho 2018

SOMOS FORTES; QUANDO QUEREMOS !

Resultado de imagem para greve de 2014 dos agentes penitenciários

Marcelo Augusto
07/06/2018
Fotos: Estadão, R7 e Folha


Em 2014, os agentes penitenciários paralisaram mais de 80% nas unidades prisionais do estado de São Paulo, na maior e mais forte greve registrada na história da categoria. Sob pressão do governo paulista, uso de força e escassez de negociações, os agentes suportaram dia-a-dia até que os pedidos de valorização fossem atendidos. 

Quatro anos se passaram, os salários foram congelados e os agentes que participaram do movimento puderam sentir a ressaca pós-greve, o sentimento de impotência por não ter atingido o objetivo por completo, as apurações instauradas, os discursos pessimistas, sem notar que eram propagados por aqueles que não participaram no movimento, absorvendo uma culpa inconsciente de derrota, quando na verdade,  é vencedor.

  Resultado de imagem para greve de 2014 dos agentes penitenciários sp


O bordão "Somos desunidos" é repetido instantaneamente para explicar a causa desmobilizadora, espalha-se diametralmente,  tentando desnutrir  ações futuras, impossível compactuar se as provas diárias mostram o contrário, agentes arriscam suas vidas para salvar seu companheiro de trabalho das mãos de presos que os espancam, se isso não é união o que será então ? A ausência de organização e conscientização se confundem com desunião, porque repetem tanto essa palavra a fim de fazer você acreditar e omitir a ineficiência essencial, poupando quem teme a união e a quem, claramente,  lucra com essa ideia. 

Tentar mobilizar é nadar contra a correnteza, individualismo e confortabilidade dão momentaneamente a sensação de segurança. Sem perceber, ou fingir que não vê, os direitos são surripiados, as contas vão apertando, o salário defasando, e os direitos conquistados por antepassados com muito suor e sangue é subtraído lentamente, quando der conta, se der, será tarde demais, e voltá-los custará bem mais esforços.  

Resultado de imagem para greve de 2014 dos agentes penitenciários sp


Esse é o mundo real, não existe mártires nem super heróis para ir lá conquistar e trazer em suas mãos as riquezas ( conquistas, direitos, valorização), existe sim, uma meia dúzia de nadantes contra a correnteza mundana que sofrem tombos e aprendem ficar mais fortes, poucos desistem e deixam ser levados, olham os amigos se aproximando da queda  e dizem que o fim é desagradável e certo, é melhor gastar energias e tentar, tentar, o que desconhece, é que se tivesse mais adeptos poderiam juntos vencer. 

Resultado de imagem para greve de 2014 dos agentes penitenciários sp

Vencida a batalha de 2014, não a interminável guerra pela valorização. As fotos emocionam, o engajamento, coragem e união são nítidas nos rostos, difícil não se comover com uma causa tão justa. As experiências podem ensinar mais que imaginam, abster-se é ser abatido na calmaria da falsa sensação que é desunido, retrocede e ninguém dirá os malefícios, nem que pode ser a mudança do futuro . A valorização começa do interior e rompe as barreiras exteriores que a impedem de ganhar forma, tipo, no 5º dia útil do mês.


"A correnteza da vida é confortável até chegar na queda d'agua" - Marcelo Augusto




9 comentários:

  1. Cadê a união da classe Asp e Aevp .... Temos que nós unir .... E esquecer sindicato ..... Um bom exemplo que foi dado .... Os caminhoneiros parou o Brasil.... Motoqueiros ..... Vans escolares..... Etc .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá... vc vai liderar, começa postando teu nome!

      Excluir
  2. Episódio conhecido como "A cena do louco", orquestrado pelo sindasp... que vergonha!

    ResponderExcluir
  3. O problema é que muitos não querem.
    Tá mamão pra muita gente.
    Aonde mais se tem acúmulo de salário??

    ResponderExcluir
  4. Ai pergunto, artigo massa e a maioria nao lê ?

    ResponderExcluir
  5. belo artigo parabéns colega, mas pena que talvez muitos leem e não comentam por medo de descobrirem sei lá.... muita gente na zona de conforto, não quer saber de se indispor, se tá bom pra mim que se lasque o resto... até a hora que acordar e pode ser tarde...

    ResponderExcluir
  6. Tenho algo a dizer: forca e honra!

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.