17 junho 2018

Posse geral das Cipas da CRO


17/06/2018
Marcelo/Gazeta da Região





Diretores reunidos com o certificado da CIPA na CRO

Os certificados foram entregues aos coordenadores e diretores das unidades prisionais


No dia 18 de maio, no auditório da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), aconteceu a posse geral das Comissões Internas de Prevenção à Acidentes (Cipas). O evento consistiu na entrega dos certificados, pelo secretário Lourival Gomes, aos coordenadores presentes, que em suas respectivas regionais, entregaram os diplomas aos diretores.

Em sua fala, Lourival Gomes destacou a importância da Cipa, e também de como a participação dos servidores é importante nesse processo, sendo eles os primeiros a observarem as demandas de segurança no ambiente de trabalhado e propondo medidas preventivas.

A diretora do Grupo de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass), Iracema Costa Jansson, fez um breve relato histórico da Cipa na SAP, destacando ser, dentre as secretarias estaduais, a primeira e, até o momento única, a implantar as Cipas em todas as divisões no Estado.

Estiveram presentes no evento o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; Luiz Carlos Catirse, secretário-adjunto; Antônio José de Almeida, coordenador de unidades prisionais da Região Metropolitana; Jean Ulisses Campos Carlucci, coordenador de unidades prisionais da Região Central; Carlos Alberto Ferreira de Souza, coordenador de unidades prisionais da Região Noroeste; Roberto Medina, coordenador de unidades prisionais da Região Oeste; Nestor Pereira Colete Junior, coordenador de unidades prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral; Solange Ap. G. de M. Pongelupi, coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário; e Iracema Costa Jansson, diretora do GQVidass.

Sobre a Cipa

A Cipa nasceu com a Resolução SAP 33, de 05/10/1998 que criou o Grupo de Trabalho para promover estudos sobre a implantação de Cipas nas unidades prisionais, tendo entre seus integrantes o atual secretário da Pasta, na época coordenador de Estabelecimentos Penitenciários do Estado de São Paulo (Coespe).

Em 2006 a SAP possuía 40,56% de Cipas implantadas. Em 2010 possuía 100%, percentual mantido nas renovações seguintes. Para o biênio 2018/2019, os dados apurados apontam 100% de renovação com 170 Cipas instaladas, totalizando 1.129 Cipeiros.



* SAP

**http://www.gazetadaregiao.com/site/index.php/component/k2/posse-geral-das-cipas-acontece-na-sap

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.