20 outubro 2019

O FARDAMENTO | ARTIGO




Não é primeira vez que observo discussão sobre o uso do fardamento, ou uniforme, como cair melhor, daqueles que são convidados a exercer atividade atípica - desvio de função - em caráter provisório optando parar de usá-lo.

Certo dia, dois amigos discutiam sobre o tema, na longa conversa o ponto principal não foi abordado. Solicitaram minha opinião,fiz uma pergunta:  O fardamento representa o quê para você ?

Não responderam. E refizeram a pergunta para mim. 

O fardamento se reveste de um grande significado simbólico.O fardamento identifica nossa carreira, nos torna iguais. Detentores de uma causa que vai além da subjetividade para servir a sociedade no cumprimento do dever. Talvez seu fardamento não seja o ideal, o mais adequado, com design  admirável, porém é o que representa a atuação da sua categoria e pode ser melhorado.

Nas vitórias, serão expostos; nas derrotas, jamais esquecidos. 


Se você quer valorização da sua profissão não é correto na primeira oportunidade retirar a camisa que identifica quem você realmente é. Pode afirmar que não é a camisa que dará valorização, está certo. É a identidade, fardamento faz parte dela, que trará o sentimento de reconhecimento profissional. Daí em diante, caberá reconhecer o seu papel de suma importância exigindo valorização. 

Nessa altura há temas cruciais à baila, aprovação da polícia penal, possível reajuste salarial. Só espero ter contribuído de alguma forma, pode ter opinião diferente, fique a vontade para comentar,  mas considero incoeso torcer pela polícia penal se não assume avidamente sua profissão de agente penitenciário, com ressalvas as raras exceções. 

Enquanto isso, a insígnia da pasta é apagada dos portões e papeis. 

8 comentários:

  1. Faltou uma pergunta. Os diaristas receberam uniforme?

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a categoria precisa rever o conceito de uniforme, nas unidades cada um usa o que quer.
    Precisa realmente ter um padrão só.
    Mostrar a força que o agente prisional tem.

    ResponderExcluir
  3. "considero incoeso torcer pela polícia penal se não assume avidamente sua profissão de agente penitenciário, com ressalvas as raras exceções." Aplaudindo de pé sua postagem.
    É o que mais ocorre: guardas sem fardamento, por se julgarem melhores que os outros por fazer um serviço burocrático. Esquecem que o fardamento é um dos PRINCÍPIOS DA
    SEGURANÇA!

    ResponderExcluir
  4. Sou a favor do uniforme, porem desde que seja um uniforme apresentavel e descente. É vergonhoso este uniforme azul que temos que utilizar hoje em dia, alem do mais não dura nada. Logo se estraga.

    ResponderExcluir
  5. A SAP se quer que seus agentes utilizem uniforme, o minimo que deve fornecer são uniformes de boa qualidade e apresentaveis, pois os atuais azuis é de se passar vergoha onde se vai...

    ResponderExcluir
  6. Eu utilizo o uniforme que eu compro e se compro não uso o azul utilizo preto, e nego utilizar o azul fornecido, é ridiculo e de pessima qualidade, alem de serem fornecidos com numerações erradas.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.