18 outubro 2019

Operação conjunta de agentes e policiais após DEIC identificar plano PCC de matar diretor de presídio de SP



Luís Adorno
Do UOL, em São Paulo
17/10/2019 20h22


Operação tem como alvo membros de facção criminosa que estariam atuando dentro e fora dos presídios
Imagem: POLICIA EM AÇÃO







De acordo com o delegado da DISE Wanderley Martins, a operação denominada Sintonia identificou que ataques contra agentes públicos estariam sendo planejados. Em uma das celas foram encontradas anotações referentes a contabilidade do tráfico de drogas e agenda com números telefônicos.

Após seis meses de investigação, a Polícia Civil de São Paulo, através do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), indiciou dez integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) sob a suspeita de ter planejado a morte do diretor do presídio de Casa Branca, cidade a 220 km da capital paulista. O nome do diretor foi preservado pela investigação.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra os dez suspeitos, sendo que nove já estavam presos e um, em liberdade, não foi encontrado. "Nove deles, apesar de estarem presos, respondendo por outros crimes, planejavam a ação dentro unidades prisionais", afirmou o Deic em nota. Além deles, outros quatro homens teriam envolvimento no planejamento do crime.

As equipes da 6ª Delegacia do Patrimônio, que pertence ao Deic, realizaram buscas nas celas com o objetivos de apreender de equipamentos e documentos produzidos pelos envolvidos.

As buscas resultaram nas apreensões de dez celulares. Também centenas de anotações utilizadas para comunicação entre os presos. O material passará por análise para extrair mais informações sobre a operacionalidade da facção.



As determinações judiciais foram cumpridas em Capela do Alto, Casa Branca, Hortolândia, Porto Feliz, Itapetininga, Itapira, Itatiba, Itirapina, Mairinque, Santa Cruz das Palmeiras, São José do Rio Pardo e Tremembé.

"Os envolvidos, para evitar a apreensões de documentos, tentaram dispensar o material dentro dos vasos sanitários das celas. Essa atitude provocou o entupimento de algumas privadas", afirmou o Deic.


UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.