04 junho 2020

Estado aguarda a "superação da grave crise de saúde pública" e não tem data para inauguração do novo CDP de Álvaro de Carvalho


June 4, 2020
Da redação




Sem data definida para inauguração. Esta é a posição da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), em nota enviada ao JP, sobre o novo Centro de Detenção Provisória (CDP) de Álvaro de Carvalho (a 29 km de Marília).

A inauguração da Unidade estava prevista para 2018, mas atrasos nas obras adiaram a previsão para fevereiro de 2019. Novos atrasos, desta vez burocráticos e administrativos, adiaram novamente a entrega, mas sem prazo definido.

A SAP anunciou no início deste ano o dia 5 de março para a inauguração do novo CDP. Mas, desta vez, a pandemia do coronavírus foi a causa de novo adiamento, agora, sem data definida.

"A Unidade está inserida no Plano de Contingência da Secretaria da Administração Penitenciária e assim se manterá até a superação da grave crise de saúde pública instalada", cita a Nota da SAP.

O JP apurou que uma grande quantidade de alimentos comprados para abastecer o novo CDP começaram a ser entregues a partir do dia 18 de maio.

"O CDP estava previsto para ser inaugurado em 05/05, por isso havia sido providenciada a aquisição de gêneros alimentícios para a unidade.

Contudo, devido a pandemia, a inauguração foi adiada e os itens adquiridos estão sendo remanejados para outras unidades prisionais da região", explicou a SAP.

A Unidade tem capacidade para 823 detentos e o número de funcionários que atuarão lá não foi informado por questões de segurança. Muitos desses funcionários são moradores de Marília e algumas cidades da região, que enfrentam muitas dificuldades nesta situação. Eles estão atuando em presídios de outras regiões e da Capital, aguardando a inauguração do novo CDP para serem transferidos.

Além disso, a entrega do novo CDP ajudará a amenizar a preocupante superlotação na Penitenciária de Marília e outras unidades da região Oeste Paulista, justamente neste período da pandemia do coronavírus.


NOTA DA SAP


"A Secretaria da Administração Penitenciária informa que, em um primeiro momento, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Álvaro de Carvalho estava previsto para ser inaugurado em 05/05, por isso havia sido providenciada a aquisição de gêneros alimentícios para a unidade.

Contudo, devido a pandemia, a inauguração foi adiada e os itens adquiridos estão sendo remanejados para outras unidades prisionais da região. A capacidade do novo CDP é de 823 vagas e ele se destinará a atender presos provisórios da região. O número de funcionários por unidade não é repassado por questão de segurança.
Salientamos ainda que a unidade prisional, que será objeto de operação compartilhada, está inserida no Plano de Contingência da Secretaria da Administração Penitenciária e assim se manterá até a superação da grave crise de saúde pública instalada".

Fonte: jornaldopovomarilia.net/single-post/2020/06/04/Estado-aguarda-a-superação-da-grave-crise-de-saúde-pública-e-não-tem-data-para-inauguração-do-novo-CDP-de-Álvaro-de-Carvalho?fbclid=IwAR2cMauyahPkMFGHBavISgK9OayDfxOwyxCKcgoycMNinBTANjf_1hotNJE

11 comentários:

  1. Alguém tem informações sobre o futuro CDP Santa Cruz da Conceição, em quem fase está a obra? Tks

    ResponderExcluir
  2. Tomara q ele privatize

    ResponderExcluir
  3. Então pq não abre a LPT para inserir o nome?! DRHU não diz nada a respeito de quando irá abrir a LPT, vc liga e ninguém sabe de nada..... Algum Sindicato precisa indagar o pq a Lista esta fechada........?!!!

    ResponderExcluir
  4. O que quis dizer na parte que fala
    Saliento que ainda a unidade prisional,que sera objeto de operação compartilhada?

    ResponderExcluir
  5. Como assim,objeto de operação compartilhada?

    ResponderExcluir
  6. O adiamento é óbvio, quem é da CRN, já está ciente, esta unidade também será objeto da PPP, esse é o motivo do adiamento da sessão pública no último dia 26/05. Agradeçam ao "papai bolsonaro", o mesmo deu a oportunidade que o governo queria. O tal socorro aos Estados, é o que faltava para eles privatizarem o que eles quiserem!!!

    ResponderExcluir
  7. Alguém tem informações sobre gália??

    ResponderExcluir
  8. Alguém sabe me dizer se o CDP de Aguaí está pronto pra inaugurar estamos esperando essas unidades para chegar mais perto de casa.

    ResponderExcluir
  9. Então será privatizada também Álvaro de Carvalho! Vishhhh molhou o pé do frango pra quem ta na LPT ein!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. XIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII,
      PIOR QUE EU TÔ NESSA LPT...

      Excluir
  10. Acho que passando essa pandemia o doria irá inaugura essa cadeia mais de máscara todos de máscara

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.