08 junho 2020

Sindspen faz movimento nas ruas para apresentar à população a nova Instituição Polícia Penal




DA ASSESSORIA
redacao@matogrossomais.com.br
7 DE JUNHO DE 2020 - 09:47







O Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen) iniciou nesta semana uma mobilização em prol do novo órgão Polícia Penal no Estado de Mato Grosso, com intuito de apresentar à população a nova instituição que veio reforçar a segurança na sociedade. A divulgação está sendo realizada por meio de notícias no site do Sindspen, panfletagem e outdoor nas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande. Além da capital será estendida para outros municípios do Estado, assim como a divulgação de faixas à frente das unidades e locais estratégicos nos municípios.

Divulgação em avenida

A diretoria do sindicato entende que população mato-grossense precisa saber que o Brasil passou a ter uma nova corporação policial, pois a Emenda Constitucional Nº 104 alterou o Art. 144 da carta magna do país, inserindo no inciso VI a Polícia Penal, incluindo-a como mais um órgão (instituição) da Segurança Pública, na qual os agentes penitenciais passaram a ser policiais penais.

O próximo passo é a regulamentação que deve ocorrer por lei estadual de cada Estado da Federação, Distrito Federal e União por iniciativa do Poder Executivo, por onde se determinará o funcionamento das atividades penais, atribuições e transformação do seu quadro pessoal, após inserir o novo órgão da Polícia Penal na constituição do Estado de MT, como forma de estabelecer à respectiva diretriz, em simetria a emenda federal.




Panfleto informativo


No panfleto divulgado nas ruas explica também sobre as funções da Polícia Penal, as lutas pelos direitos e as perdas até sua aprovação. Além de explicar que o ambiente carcerário é degradante e adoece os Policiais Penais. O que levou, em 2008, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) declarar que a função de “Agente Penitenciário” é a segunda profissão mais perigosa do mundo, devido ser um cargo de tensão e estresse total.

A presidente do Sindspen Jacira Maria afirma que é necessário fazer a divulgação e apresentação da Polícia Penal. “A luta que está entidade participou de forma presente e atuante desde o inicio, e depois da publicação da Emenda 104 imaginamos que teríamos celeridade na aprovação da nossa emenda estadual, mas ao longo dos meses verificamos que a cada momento surgia um impasse, que nos distanciava desse sonho. O que nos trouxe a tomar essas medidas já citadas. A população tem que saber da nova Instituição e entender que não é mais uma mera expectativa de ser Polícia, agora de fato, tornou quando finalmente a PEC estadual for aprovada na Assembleia Legislativa de MT. Assim como também mostraremos quem são os policiais penais, que trabalham em condições insalubre, que arriscam sua vida e de seus familiares no combate ao crime organizado e calamidade pública. É importante também informar que o Policial Penal faz parte da categoria mais desvalorizada e que o Estado não investe nesses valorosos Policiais Penais/Agentes Penitenciários. O Sindicato clama por respeito e valorização, pois nem mesmo nessa pandemia parou e nunca vai parar de lutar pelos direitos, que tão bravamente foram conquistados e por isso não poderá aceitar jamais nenhum direito a menos. Portanto, a Luta continua: Polícia Penal, estadual, já”, finalizou a presidente.


3 comentários:

  1. Otimo, tem que brigar para a PP ser aprovada logo no estado de SP, que se não pode ser por presencial que faça video conferencia. Até preso tera visita por video conferencia, porque a GT não tem. FALTA VONTADE DE MUITA GENTE ...

    ResponderExcluir
  2. Aqui em São Paulo se for fazer isso pode ter certeza que irá responder um PAD monstro de usurpação de cargo público! Melhor deixar a população desinformada mesmo!

    ResponderExcluir
  3. É porque esse GT é o mesmo do bônus penitenciário! Ou ainda não se deram conta disso! Kkkkkk

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.