29 junho 2020

Policial penal que morreu de Covid-19 ligou um dia antes para a família 'para se despedir', diz filha

Servidor de 55 anos trabalhava em presídio de Reginópolis (SP), cidade onde morava. 'Falou para o meu marido cuidar da gente porque tinha acabado e que o pulmão dele estava comprometido”, lembra a filha.



Por Mariana Bonora, G1 Bauru e Marília
26/06/2020 08h56 Atualizado há 4 dias





Carolina contou que o pai ia se aposentar no fim do mês e tinha muitos planos — Foto: Arquivo pessoal



A filha do agente penitenciário que morreu de Covid-19 nesta quarta-feira (24) disse que o pai ligou para toda a família no dia anterior para se despedir. Fernando Genaro Junior tinha 55 anos e estava internado em um hospital particular de Bauru (SP).

Fernando trabalhava na penitenciária de Reginópolis (SP), cidade onde morava com a esposa e um dos filhos.

Carolina Carvalho Genaro, filha de Fernando, também mora na cidade e conta que o pai começou a sentir dor nas costas antes de ser internado no dia 14 de junho. O diagnóstico de Covid-19 foi confirmado no dia 17 de junho após fazer o exame PCR.

“Ele ligou [na terça-feira] para todo mundo para se despedir. Falou para o meu marido cuidar da gente porque tinha acabado e que o pulmão dele estava todo comprometido”, lembra Carolina.


“Ele tinha melhorado, inclusive a médica que atendia ele disse que os exames estavam bons e ele receberia alta. Mas, na terça, o quadro dele piorou. Ele acordou com muita tosse e decidiram levar ele para UTI e entubar", diz a filha.



Acompanhe ao VIVO as últimas notícias sobre o coronavírus na região.




Carolina fez uma postagem em homenagem ao pai que morreu com Covid-19 — Foto: Facebook/ Reprodução



Horas antes de morrer, Fernando fez uma postagem no seu perfil no Facebook alertando sobre os riscos da doença e pedindo que todos se cuidassem. Em outro postagem logo depois, ele cita dois amigos que morreram recentemente de outros problemas de saúde.


“Ele disse que ia se encontrar com esses amigos. Parecia que ele sabia que ia morrer. Na hora a gente achou que ele estava com medo, estava tendo algum surto, porque ele tinha melhorado. A gente não imaginava que isso ia acontecer”, lamenta a filha.


Agente penitenciário fez a postagem horas antes de morrer com Covid-19 — Foto: Facebook / Reprodução


Falta de ar



Carolina conta que o pai começou a sentir dor nas costas e chegou a ir no médico, que disse que seria uma distensão muscular. Como Fernando tinha essas dores com certa frequência, a família nem pensou que poderia ser Covid-19.


“Como a dor não passava e ele começou a reclamar de falta de ar, procuramos o hospital e assim que ele foi internado já fizeram um teste rápido que deu negativo, mas ele entrou como caso suspeito e aguardava o resultado do outro exame, que acabou dando positivo.”


A mãe e irmão de Carolina, que moravam com o pai, fizeram os exames e o resultado foi negativo para a doença. “Eu, meu marido e meu filho não estamos com sintomas, então não fizemos. Disseram que a gente tinha que apresentar sintomas”, afirma a jovem.



Segundo a família, Fernando era cardiopata e também tinha obesidade, por isso era do grupo de risco da doença.


Fernando tinha 55 anos e era cardiopata; estava internado desde o dia 14 de junho e testou positivo para Covid-19 — Foto: Arquivo pessoal


Aposentadoria e planos



Carolina conta que o pai iria se aposentar no fim do mês de junho, que estava muito feliz e com vários planos para a aposentadoria.

“Ele tinha muitos planos, de fazer uma casinha para ele e para minha mãe. Ele estava muito feliz com a aposentadoria e aí aconteceu isso.”

Muitos amigos e familiares lamentaram a morte de Fernando nas redes sociais.

O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo também publicou, em seu site oficial, uma nota de pesar pela morte do agente penitenciário.

A Secretaria de Administração Penitenciária também se manifestou. Na nota, a SAP informa que está prestando toda a assistência necessária aos familiares e que um projeto piloto já está sendo implantado para testagem em massa nas penitenciárias do estado.


De acordo com o texto, “projeto piloto foi realizado na Penitenciária II de Sorocaba e as próximas unidades contempladas serão definidas em planejamento técnico dos órgãos de saúde, considerando-se a existência de casos confirmados nos presídios, inclusive entre funcionários.”

Ainda de acordo com a SAP, Fernando “atuou como diretor do Centro de Segurança e Disciplina por 10 anos, sempre com dedicação, zelo e atenção, tendo prestado valorosos serviços e era querido por todos”, diz a nota.

Até a manhã desta sexta-feira (26), Reginópolis registrava 3 casos positivos de Covid-19, sendo uma morte. Veja no vídeo abaixo os números da Covid-19 na região centro-oeste paulista.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.