26 junho 2018

SINDESPE: DEJEP melhor distribuída e movimentação da LPTR são pedidos entregues a coordenadoria da região oeste das unidades prisionais pelo Sindespe.




SINDESPE VAI ATÉ COORDENADORIA PARA FALAR SOBRE PADRONIZAÇÃO NA DISTRIBUIÇÃO DA DEJEP E PEDE MAIOR MOVIMENTAÇÃO DAS LPTRs
No último dia 18/junho os dirigentes do Sindespe estiveram na Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado de São Paulo (CRO) para tratar com GRAEVPs e Coordenador quanto a Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Prisional (DEJEP) e Listas Prioritária de Transferência Regional (LPTR).
As constantes reclamações dos agentes procurando a sub-sede regional da entidade em Andradina motivou a ida dos diretores do Sindespe até a CRO.
A DEJEP foi criada pela SAP para atender a demanda das unidades prisionais de forma emergencial quanto ao reforço de efetivo das unidades quando necessário para aumentar a segurança e atender os serviços básicos necessários a disciplina da unidade.
A principio ela só se aplicava a segurança interna da unidade limitando a inscrição aos Agentes de Segurança Prisional (ASPs), ao longo dos anos o Sindespe atendendo ao clamor da categoria foi requerendo da Secretaria da Administração Penitenciária que estendesse aos AEVPs, alegando que por falta de efetivo os Centros de Escolta e Vigilância constantemente convocavam AEVPs principalmente em plantões noturnos, finais de semana e datas festivas para reforçar a segurança externa das unidades.
Após levantamento o Secretário Lourival Gomes decidiu então estender aos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária  (AEVPs) a DEJEP, determinou que a verba destinada às Coordenadorias seriam distribuídas às unidades que por sua vez a dividiria entre ASPs e AEVPs.
Contudo a DEJEP foi estendida ao AEVP em um ano em que sua verba foi inclusive reduzida em relação ao ano anterior, o que gerava um problema por que agora além de reduzida a verba seria dividida entre duas categorias.
Ocorre que em reunião com o Secretário o mesmo informou que não cabia a ele estabelecer uma quantidade padrão as unidades pois a lei da DEJEP delegava a responsabilidade da distribuição aos Coordenadores de acordo com as necessidades regionais específicas.
Com isso os coordenadores repassaram a cada unidade prisional de sua jurisdição uma quantidade específica de diárias, e delegou por sua vez aos Diretores Técnicos das unidades que distribuísse aos seus agentes dividindo entre ASP e AEVPs conforme suas conveniências, aí veio o “x” da questão, os diretores não seguiram um parâmetro regular para definir a quantidade. Uns mais coerentes usaram critérios considerando por exemplo um percentual de efetivo para distribuir, outros por sua vez usaram um percentual de inscritos aptos entre ASP e AEVP para distribuir, outros consideraram apenas as convicções pessoais e até mesmo convenções entre unidades vizinhas para que não houvesse conflitos entre agentes vizinhos por uma distribuir mais que a outra.
Assim temos unidades prisionais onde ASPs ficam com até 140 Dejeps para 65 incritos aptos e os AEVPs ficam 8 Dejeps para cerca de 35 inscritos aptos, nota-se uma diferença discrepante, o que permite que o ASPs faça duas DEJEPs em media no mês e o AEVP faça uma a cada dois ou três meses, gerando um grande desconforto.
Como o Sindespe acredita ter um padrão de procedimentos técnicos é importante para se trabalhar uma área de segurança pública, pediu ao Coordenador Roberto Medina por meio de ofício entregue em mãos, após longo diálogo também com o Diretor Técnico GRAEVP Marionildo Moreira que viabilizasse a definição de um parâmetro padrão para distribuição dentro da coordenadoria, que de preferência considerasse a proporção do efetivo de cada categoria em sua respectiva unidade (Ex.: Se há 170 ASPs e 42 AEVPs então que sejam reservadas 75% de DEJEP para ASPs e 25% para AEVPs, assim uma unidade que receba 140 diárias reservaria 105 diárias para ASPs e 35 para AEVPs).
O coordenador Roberto Medina recebeu o documento e solicitou que apresentássemos um projeto sobre o pedido, para que a coordenadoria avaliasse a possibilidade em atender o pedido.
LPTR
Outro pedido feito pelo Sindespe é sobre a Lista Prioritária de Transferência Regional, onde é constante há uma década e meia as reclamações de que os inscritos na LPTR dificilmente conseguem sua transferência, sendo mais fácil buscar uma LPT para outra região e depois voltar, do que aguardar uma mobilidade da coordenadoria. Assim, com tantas unidades a inaugurar acreditamos ser um momento oportuno de dar atenção a esses pedidos, já que após a aplicação por meio do DRHU/SAP das LPTEs para inauguração de novas unidades, em sequência o mesmo aplica uma LPT para realocar agentes na região, ficando a LPTR sem mobilidade, usar esse intervalo de entre LPTE e LPT para aplicar a LPTR seria proveitoso, e não impediria o giro da LPT já que as vagas liberadas com a saída da LPTE e LPTR ficariam em vacância para aplicar a LPT na sequencia.
O Sindespe se reunirá com outras coordenadorias para também tratar o mesmo ponto, já que são definições que cabem aos coordenadores e não ao secretário conforme legislação vigente dos temas DEJEP e LPTR.

Publicado originalmente: http://sindespe.org.br/portal/dejep-melhor-distribuida-e-movimentacao-da-lptr-sao-pedidos-entregues-a-coordenadoria-da-regiao-oeste-das-unidades-prisionais-pelo-sindespe/

10 comentários:

  1. Os caras já estão perto de casa e querem transferência,estão de brincadeira quem mandou se jogar...o Sindicato tem que brigar para inaugurar logo essas unidades que estão prontas e até agora nada... Alguém tem alguma informação sobre as inaugurações das unidades da região Oeste??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que não anda essa coisa, já que vai atras da lptr por não colocar em pauta a lpt normal e Brasil!!!!

      Excluir
  2. PARABENS PELA ATITUDE

    ResponderExcluir
  3. E NÓS QUE ESTAMOS HÁ 10 ISSO MESMO 10 (DEZ) ANOS EM SP AGUARDANDO A LPT PRA OESTE COMO FICA????

    ResponderExcluir
  4. parabéns ao SINDESPE, sou ASP e não filiado, mas se fosse me filiar seria a esse sindicato que tem cobrado grandão os direitos que diuturnamente são cerceados de toda a classe, e o interessante é que em algumas causas que eles brigam, não são só pelos AEVP mas por todos, PARABÉNS !!!

    ResponderExcluir
  5. AEVP sempre querendo direitos iguais, nunca vi o guarda pedindo pra trabalhar uma hora e dormir tres como acontece com os aevps, asp trabalha 12 horas de ponta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd. 12 horas trocando idéia na radial, a maioria das cadeias estão automatizadas deve ser muito difícil msm apertar um botão. Sem falar que a noite toda as doze horas fazendo o q?
      Quer generalizar as atribuições do nosso trabalho? Eu tbm posso. Agora me diz o que acha da visão que eu tenho do seu cargo? Está correta? É justa?
      Com certeza não é. Então não generalize ou fale asneiras do que vc não conhece, por acaso vc tem que cozinhar sua própria comida no plantão? Vc faz a limpeza do seu local de servico? Lava banheiros? Faz manutenção de armamento?
      Se informe melhor antes de falar bobagem.
      Atitudes com a sua é que dividem as nossas classes e nos torna cada vez mais fracos

      Excluir
  6. Em Icém, o ptocesso nao é transparente, existem lista de diaristas, lista de plantonista, lista feminina,lista masculina.
    A diretoria cinvicao dejep as as vesperas do dia de realizar o dejep, o guarda nunca sabe qual dia pode marcar suas trocas de plantões ou folgas,Além de que tem guarda tirando o dejep na área administrativa. O negócio é muito zuado , ninguém faz nada pra ajudar o guarda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, o que acontece nesta unidade, porque é completa de ASP 3 ,4 , e 5 e com faculdade da rua e do estado e não consegue se quer transparência da diretoria , em poucas palavras não conseguem impor o mínimo que seria respeito, vamos abrir os olhos união ,faz a força diretoria e apenas uma hierarquia e não faz cumprir o abisurdo e seguir o incorreto, forca irmãos e a luta, sempre. Abraço

      Excluir
  7. Eu e muitos colegas estamos 12 anos numa lista de lpt pra oeste que não corre. O sindicato não faz nada. Maraba Paulista, Venceslau, caiuá, Prudente, Bernardes, nunca foi nenhum Agente. O Co(*¨¨ me disse que não gosta de asp da capital. Temos coração 018 e nunca respondemos sindicância

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.