18 julho 2018

AGENTES PENITENCIÁRIOS ASSUMEM PARCIALMENTE ESCOLTAS DE PRESOS NO MS




O Comando de Operações Penitenciárias (Cope), unidade especializada formada por servidores da Agência Estadual de Administração Penitenciária (Agepen), assumiu parcialmente a escolta de presos em Mato Grosso do Sul. Segundo portaria publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, a Agepen formalizou a divisão das tarefas com a Polícia Militar, pois ainda não dispõe de recursos humanos para desempenhar todas as demandas de escolta e guardas de detentos.
Preparado para todo tipo de intervenção no sistema carcerário, conforme portaria, o Cope é responsável por escolta entre estabelecimentos penais de regime fechado, semiaberto e aberto, em Campo Grande e interior, inclusive também para a Unidade Mista de Monitoramento Virtual. Também fará guarda e escolta de detentos em aeroportos, nas entregas e recebimentos de custodiados. Já a PM, tem a tarefa de fazer o transporte para o Fórum e consultas médicas agendadas.
O Cope é a força de reação da Agepen e está subdividido em Grupo de Intervenção Tática (GIT) e Grupo Tático de Escolta (GTE), especializados em intervenções rápidas em ambiente carcerário, vigilância de muralhas e guaritas, escolta de presos e revistas de segurança nos estabelecimentos prisionais estaduais. O objetivo é de que no futuro, quando forem contratados mais agentes penitenciários, o Cope assuma todas as atividades de escolta, liberando a PM para policiamento.


Resultado de imagem para COPE MS

3 comentários:

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.