07 julho 2018

SAP diz que CDPII de Caiuá será inaugurado no segundo semestre e Marabá terá mais uma unidade, segundo Imparcial


SAP prevê entrega de 2 unidades para municípios regionais







CDP de Caiuá abriga 1.152 presos provisórios, aponta SAP. Foto: Arquivo


A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) prevê a construção de mais duas unidades prisionais para a região de Presidente Prudente. De acordo com a pasta estadual, tratam-se de um CDP (Centro de Detenção Provisória) em Caiuá, estimado para ser entregue ainda no segundo semestre deste ano; e uma unidade masculina em Marabá Paulista, que encontra-se em fase de licenciamento ambiental prévio à licitação. A secretaria calcula que o presídio deve oferecer 847 vagas, podendo ser penitenciária ou CDP, de acordo com a necessidade da pasta quando for licitado.

O secretário de Administração e Finanças de Caiuá, Magni Nelson de Oliveira Pato, recebe com surpresa a notícia de que o município deve receber uma nova unidade, já que, segundo ele, não há qualquer diálogo interno em andamento a respeito do assunto. Atualmente, a cidade dispõe de um CDP que abriga 1.152 presos provisórios – 308 homens a mais do que a capacidade máxima prevista, que é de 844 detentos, conforme balanço atualizado pela SAP no dia 30 de maio. Desde que entrou em operação, no entanto, o local trouxe “poucos benefícios” para o município, considera o secretário, tendo em vista que o fato de se tratar de uma unidade de presos passageiros – ou seja, que só permanecem ali enquanto seus processos são julgados – não justifica a migração das famílias para a cidade.

Soma-se a isso a questão de Caiuá estar próxima de localidades maiores, a exemplo de Presidente Epitácio e Presidente Venceslau. Com isso, grande parte dos agentes penitenciários que trabalha no CDP reside em tais municípios e, em função do fácil deslocamento, não vê necessidade de alterar seu endereço. “Se o trabalhador mora em uma cidade com mais recursos e consegue voltar para casa em pouco tempo, não há por que se mudar”, observa. O que se constata, portanto, é que os impactos econômicos que uma unidade prisional poderia prometer para Caiuá não são vistos na prática, com exceção da etapa em que é construída. “Isso porque a obra passa a gerar ISS [Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza] para a municipalidade. Um orçamento de cerca de R$ 60 milhões, aplicados em um intervalo de um ano a dois anos, faz entrar o valor de até R$ 2,7 milhões para os cofres municipais”, estima.

Resistência da população


A notícia de que um município vai receber um presídio, no entanto, nem sempre é bem-vinda para a população. Assim como Magni Nelson, o titular do Departamento Municipal de Administração de Marabá Paulista, José Carlos da Silva, pondera que os habitantes se mostram normalmente relutantes à iniciativa, uma vez que acreditam que o dinheiro público poderia ser investido em outros setores da sociedade, como educação, saúde e emprego. Hoje, Marabá possui uma penitenciária que comporta uma população carcerária de 1.985 pessoas – o que resulta um excedente de 1.141 homens se considerada a capacidade do local, que é de 844.

José Carlos esclarece, contudo, que a implantação da unidade não trouxe muitos efeitos para o município, além do aumento populacional, já que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) inclui o número de presos que reside na cidade no momento em que atualiza a estimativa de habitantes. O maior impacto financeiro, nesse contexto, se dá na área de saúde, posto que a administração tem a responsabilidade de disponibilizar os seus serviços de saúde para o atendimento aos detentos ou encaminhá-los para outras unidades. Tendo em vista que uma penitenciária não tem caráter temporário, diferente do CDP de Caiuá, há a contribuição dos visitantes para a economia local, que movimenta o segmento comercial da cidade, porém, “sem grandes reflexos”.

A respeito da nova unidade prevista para o município, o secretário menciona que o assunto ainda está no plano dos diálogos e acredita que assim deve permanecer por um tempo, considerando que tanto a esfera municipal quanto a estadual ainda lidam com os efeitos da crise financeira. “E não podemos ignorar que a construção e equipagem de uma unidade prisional demandam muito dinheiro”, pontua.

Fonte: IMPARCIAL

26 comentários:

  1. po gente essa materia é antiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um pouco, do dia 30/06/2018

      http://imparcial.com.br/noticias/sap-preve-entrega-de-2-unidades-para-municipios-regionais,21306

      Excluir
  2. Tupi Pta poderia receber mais um presídio. LPT que não roda, os que conseguiram ir pra Tupi, foram transferidos e/ou removidos por interesse do seviço publico e união de cônjuge.

    ResponderExcluir
  3. kkkk a sap deveria falar " CDP TAL SERA INAUGURADO AINDA ESSE SECULO" os guardas nao aguenta mais essas informacoes vazias.

    ResponderExcluir
  4. rapaz segue a lista de nascidos em CAIUA (segundo um'a politico'a de la falou)
    Cristiano Ronaldo , Neymar, Zeca Pagodinho,Cazuza, Ze Ramalho, Bin Laden,Luan Santana. Rodriguinho, Cristian da Dupla Cristian e Ralf kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. segundo a "PERFEITA "de caiua ja tem 87 morador guarda nascidos la que vao como morador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amigo vc escutou errado é 88;
      Kkkkk
      Melhora fica só criando polêmica, mais é assim mesmo a SAP está cheia disso;
      Eu sim procurei saber pelos meus meios estou baseando, moradores no máximo 18 guarda.

      Excluir
    2. Segundo o Sr (não posso citar nome) vai sim ter LPTE para caiua, para dar preferência as residentes "verdadeiros" e depois segue a lista ja existente, e segundo ele já tem o pessoal para fazer a investigação, então todos os que forem colocar o nome, mais estiver metendo o loco, vai chegar um PAD MONSTRO, ai vai amargar mais alguns anos esperando na tão sofrida lista é mais, não subindo de classe, e com risco de demissão.
      Fiquem a vontade para colocar o nome.

      Excluir
    3. Isso msm são 18 que irão comprovar endereço, sendo 14 de Venceslau,1 de caiua,1 de Anastácio, 1 de Epitácio e 1 de Bernardes

      Excluir
    4. Kkkkkkkkkkkk
      Mais ou menos isso,impossível ter mais de 10 residentes em caiua.

      Excluir
  6. Vixi estima inaugurar já diz tudoooooo ....
    Que porcaria...... só areia no olho.... Mais Deus é justo

    ResponderExcluir
  7. "O Secretário de Administração e Finanças de Caiuá, Magni Nelson de Oliveira Pato, recebe com surpresa a notícia de que o município deve receber uma nova unidade, já que, segundo ele, não há qualquer diálogo interno em andamento a respeito do assunto".
    Kkkkk esse tá de chapéu atoladasso!
    Será que não enxerga o outro CDP?

    ResponderExcluir
  8. quantos são chamados em media pessoal ?

    ResponderExcluir
  9. Volto a falar que esse critério de LPT para unidade nova cabe mandado de segurança já me informei sobre isso não vamos permitir que está secretaria nos prejudique mais uma vez vamos atraa de nossos direitos transferência para os mais antigos que já estão a anos esperando por uma transferência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma anonimo aevp, vc é tão antigão e não esta bem classificado para caiua ou pacaembu, lamento em dizer não vai chegar, entrar com mandado de segurança em cima do que? Embasado em que? Dizendo que vc é antigão! E os outros não querem nada, melhora,pode até entrar com mandado mais não vai chegar;

      Excluir
    2. Kkkkkkk
      Rindo até 2020!!!!!

      Excluir
  10. Volto a falar que esse critério de LPT para unidade nova cabe mandado de segurança já me informei sobre isso não vamos permitir que está secretaria nos prejudique mais uma vez vamos atraa de nossos direitos transferência para os mais antigos que já estão a anos esperando por uma transferência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O AEVP antigão ai não colocou o nome pra caíua e agora está falando em entra com mandato de segurança kkkkk, escolhe três lugar pra ir e espera ser chamado amigão, ou vc já escolheu três lugar e agora quer ir pra caíua tira o lugar de quem escolheu ir pra la, vc não é melhor do que ninguém que está na lista aguardando pra ir pra la não!

      Excluir
    2. Lpt eh pra que não esta na coordenadoria... Se vc ja eh da Oeste... Sussega...
      Pq tem gente mais longe que vc...
      LPT eh o certo e nao cabe mandado nenhum... Boa sorte..

      Excluir
    3. Falou tudo anónimo das 14:42
      E isso mesmo, eu quero ver com qual fundamento o antigão ai vai entrar com mandado de segurança;apenas falando que é antigão e é superior aos outros aevps, melhora não está na lista, então aguarde sua hora chegar e não venha com essa conversa de passar na frente de quem já esta na lista só por que é antigão, há e mais uma coisinha a lpt vai seguir a sequência já existente, não vai pensando vc que é antigão que vai colocar o nome na lista agora vai passar na frente dos que já estão a anos na lista que não vai chegar, vc vai fazer igual todo mundo que já esta na lista fez um dia ficar na última colocação e com o tempo vc vai baixando sua colocação, entendeu.

      Excluir
    4. Se não ta com nome pulicia....kkkk...pior vc não antigao no sistema...rsrrs pior ne vai ficar na espera...mais uns dias kkkkk

      Excluir
  11. Quarta 11 de julho 2018 promete!!!!!
    Vem trazer boas nova DOE;
    Vem 018.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se dependessemos das suas previsões, estaríamos Foμ§₩¿

      Excluir
  12. A SAP e o DRHU como sempre ... nao estao nem ai pro funça... isso ja nao eh novidade... todo mundo de chapeu tolado..

    mas conta ai vai... alguem sabe sobre quem seram os diretores ou nomes cogitados para caiua , nova indepen...??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome do diretor?????????
      Eu quero e meu bonde, qualquer marionete lá está bom, o importante é inaugurar essas cadeias.

      Excluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.