16 julho 2018

DOIS PESOS DO SISTEMA PRISIONAL




Marcelo Augusto
16/07/2018


Em 2014, os agentes cansaram de ser desvalorizados e resolveram aderir a um movimento paredista para pedir melhores condições de trabalho e reajuste salarial. Em 2030, os agentes penitenciários recebem salários compatíveis com suas funções com aumento salarial anual, não concedeu "para" .

Em 2014, os superiores pressionaram e até comunicaram para colocar fim no movimento. Em 2030, após várias tentativas de negociações os comandos entregam os cargos para juntar-se a sua categoria de origem, pois é ela que deve ser valorizada.   Quem vai comunicar quem se não tem ninguém servindo governo que descumpre a Constituição ?

Em 2014,  agentes paralisaram por dias as atividades a fim de forçar uma  negociação com o governo, suportaram fortemente os mandos e desmandos para findar o movimento. Em 2030, ato simbólico de todos agentes independente do cargo dá força ao movimento e força governo a negociar. Servir o Estado, não o governo. 

Em 2014, os agentes conseguiram o mísero reajuste e passaram mais quatro anos sem reajuste sob a pressão pós movimento, os salários dos diretores defasaram, não acompanharam mais o salários dos delegados que hoje são o dobro. Em 2030, os diretores retornam aos cargos de comando após o governador conceder o aumento salarial justo, os agentes ganham razoavelmente bem, melhores salários da categoria do país,  o salário do diretor sempre foi o dobro dos agentes, atualmente ganham mais que um delegado. 

Em 2014, um agente é executado na frente de sua família por criminosos após ser ameaçado no trabalho, sua arma particular que ainda pagava as parcelas foi levada,  o sistema segue o ritmo normal nas unidades. Em 2030, um agente sofreu um atentado, reagiu com uma pistola 9 mm que o Estado fornece, foi ferido e socorrido, agentes deram apoio nas redondezas as forças de segurança na procura por suspeitos. O sistema prisional terá por 30 dias visitas suspensas para investigar o caso  e supostas ligações de ordens de dentro nas unidades prisionais. 

Em 2014, o movimento causou decepção pela forma que terminou, mobilizar é uma palavra rara de se ouvir, enfraquece a categoria parar se almejar dias melhores. Em 2030, o tempo ensinou a força  que corre nas veias, se usada com sabedoria pode ser imbatível, a segunda profissão mais perigosa do mundo é decerto a mais corajosa, e juntos são invencíveis. 


E é em 2030 que as coisas vão  mudar ? Pode ser antes, os primeiros passos tem que ser dado, se parar de sonhar e acreditar, desistirá do seu futuro, a única coisa que te move é a esperança, vai paralisar. Sua ausência contribui para os prejuízos que afetam diretamente você, sua participação transforma seu futuro e lhe proporciona dias melhores.  

Metáforas...


7 comentários:

  1. Perda de tempo hein amigão

    ResponderExcluir
  2. É meu amigo vc escreve bem e usa da criatividade tentando passar uma msg subliminar do presente e futuro.

    Esquece do público alvo, 20% vai entender, 40 % abandonou e ta atras de gaiada, 10% chefe por ego, 30% nao faz menor ideia e prefere artigo mimimimi tipo bloguinho de fuxico.

    Ta no caminho certo um dia muda qdo mudar quero ta junto.

    Marcos Antonio

    ResponderExcluir
  3. FALOU TD E MAIS UM POUCO

    ResponderExcluir
  4. É necessário uma mudança extrema do carreira de agente penitenciário,salário compativel com a função,treinamentos de capacitação,aposentadoria justa,plano de carreira de elevação de nível,concurso interno com provas e outros requisitos para ser diretor.

    ResponderExcluir
  5. Esse tipo de mudança não acontecerá enquanto o quadro funcional for feito quase na sua totalidade por "pé vermelho" que só sabe pensar em lpt e reclamar, como se ao prestar o concurso não sabiam que as vagas dificilmente seriam para sua região....

    ResponderExcluir
  6. Diga_se de passagem, quando ninguém ou poucos se interessarem por esse concurso da Polícia, que deixou de ser sonho de consumo, aí eles chamam os agentes pra serem policiais...

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.