16 julho 2018

Oito unidades prisionais da região estão com mais do dobro da capacidade para receber presos



A penitenciária de Dracena abrigava até o último dia 6, 1.642 presos: 798 acima da capacidade (Foto: Lucas Mello/JR).

O Estado de São Paulo assim como os demais não é de hoje que sofre com as superlotações de presos nas unidades carcerárias, além da falta de investimentos para melhorias em receber novos sentenciados.

Das oitos unidades prisionais existentes na Nova Alta Paulista que compreende de Tupi Paulista a Lucélia, todas estão com mais do dobro da capacidade para receber presos.

Segundo a Secretaria Administrativa Penitenciária (SAP), atualmente, a população carcerária na região é de 10.816 desde a última atualização realizada no dia 6 deste mês.

Na Penitenciária de Dracena “Adriano Aparecido de Pieri”, de regime fechado, a capacidade é de 844, mas até o dia 6, eram 1.642 homens. Inaugurada em 17 de dezembro de 2001, está localizada no km 9 da Estrada Municipal Engenheiro “Byron de Azevedo”.

Já o presídio masculino de Tupi Paulista, também de regime fechado, a capacidade de presos é de 844, mas havia 1.903. A unidade prisional foi inaugurada em 16 de março de 2005 e está localizada na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) no km 677,8.

Ao lado do complexo masculino, a penitenciária feminina de Tupi Paulista, que funciona em regime fechado e semi-aberto, a capacidade de abrigar detentas é de 718, no entanto, esse número alcançava 784. Já na ala progressão penitenciária, a capacidade é de 72 presas, entretanto, esse número atinge 116. Essa unidade prisional foi inaugurada há sete anos.

Há cerca de 10 km de Dracena, o presídio de Junqueirópolis em regime fechado, tem capacidade para abrigar 873, todavia, o número atual é de 2.010. Inaugurada em 19 de outubro de 1998, ela está localizada na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), km 638,2 (Estrada Vicinal Alcides Canola), km 2. 
 
Já na Penitenciária de Irapuru, de regime fechado, a capacidade de abrigar detentos é de 844, no entanto, o número chega a 2.017. A unidade prisional foi inaugurada em 15 de abril de 2005 e está localizada no km 3,5 na Estrada de Irapuru.

E por fim, a unidade prisional de Flórida Paulista em regime fechado, a capacidade é de 844, mas o número chega a 1.990. Foi inaugurada em 16 de março de 2005 e está localizada no km 6 da Estrada Vicinal Kiichiro Haroti.

Fonte: Siga Mais

9 comentários:

  1. E um monte de cadeia pronta pra inaugurar e nada!!! Lpte, lpt e lpte... Desanimador e desmotivador!!! Sem nenhuma previsão de nada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade companheiro, essa SAP quer q o guarda faça as barbaridades que muitos vem fazendo mesmo, se tivessem pelo menos um bom senso eles inaugurariam primeiro essas unidades da oeste, ao inves de Limeira e Guariba, ja que tem milhares de agentes esperando essa tão sonhada transferencia, muitos as 8, 9, 10 anos, isso e desumano, agora so faltam deixar para inaugurar essas unidades depois das eleições, esta muito estranho, não publicam o decreto de criação de nenhuma unidade, nem sequer abrem a LPTE ou divulgam de forma oficial como sera as transferencias para as unidades que ja tem outra unidade antiga, cada dia mais dificil esperar essa transferencia, que Deus nos proteja e nos de forças para suportar essa angustia.

      Excluir
  2. VEM PACAEMBU, DIAS CONTADOS

    ResponderExcluir
  3. Cadê as inaugurações???? Não acaba nunca essas obras

    ResponderExcluir
  4. O governo disse no ultimo manifesto que não vai inaugurar presidios esse ano por falta de verba

    ResponderExcluir
  5. Neto o concurso asp masculino 2014 pode ser prorrogado agora em dezembro sim ou não perguntando porque tem eleição aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  6. eu nunca vi isso ..... caiua prontinha ... ai vem essa nova de 285 dias pra empresa terminar a obra.. ora bolas 9 meses para fazer oque se a unidade esta pronta.....
    a nao ser um alargamento lateral na entrada para que os veiculos possam aguradar o transito no acostamento.... coisa simples que em torno de uns 10 dias fica pronto.. afinal ali nao cabe ujm trevo muito menos uma rotatoria.. pois ja se utiliza uma unidade a anossssssssss que nunca precisou de trevo ou rotyatoria alguma........ temos que fazer esas informaçoes chegar a midea. 9 meses para sugar odinheiro publico..... e nós sempre enganados ...

    ResponderExcluir
  7. Marcos Neto, esqueceu de colocar a "Princezinha do Oeste", lá está lotada também, mas diretoria não fala nada, só tira guarda da radial, aliás, estou pensando em deixar meu currículo em alguns setores que tem 4 asp´s mas sempre cabe mais um!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa princesinha sempre dando novidades, tá tendo ainda pão na chapa das 5 da tarde e santa ceia?

      Excluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.