20 abril 2018

Anunciado em 2014, Centro de Detenção Provisória de Limeira é inaugurado

Unidade fica na Rodovia Luís Ometto (SP-306) e tem capacidade para abrigar 823 presos. CDP de Piracicaba está superlotado.





Por G1 Piracicaba e Região

20/04/2018 08h54 Atualizado há 5 horas


Anunciado pelo ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) em janeiro de 2014, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Limeira (SP) será inaugurado nesta sexta-feira (20). A unidade, localizada na Rodovia Luís Ometto (SP-306), tem capacidade para abrigar 823 presos. O outro CDP da região, que fica em Piracicaba (SP), está superlotado.


O investimento para construção do CDP de Limeira foi de R$ 47.882.887,25, segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SAP). Quando prometeu o CDP, Alckmin anunciou também a desistência de construir uma penintenciária na cidade, projeto que foi alvo de críticas de políticos da cidade e de municípios vizinhos.







O CDP abriga os detentos que estão em prisão provisória, ou seja, aguardam julgamento. A partir de segunda-feira (23), a unidade passará a receber os presos que têm residência em Limeira e até então são levados para Piracicaba. As inclusões serão realizadas de forma gradual.


O CDP de Piracicaba está com superlotação de 714 detentos, segundo os dados da SAP. O centro tem capacidade para receber 514 pessoas, mas abriga 1.228 atualmente.


Paralisação



Em 2016, trabalhadores que atuavam na obra do CDP de Limeira cruzaram os braços por falta de pagamento. Na época, o sindicado da categoria informou que houve o rompimento do contratado com a empreiteira responsável.


O atraso, no dia da paralisação, era de 13 dias e também não foram acertados direitos trabalhistas. Houve barricada na entrada do canteiro de obras e a situação só foi resolvida com a chegada da Polícia Militar (PM), que negociou com os manifestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.